Resumen:
O TEMPO LIVRE, TEMA DESTE TRABALHO, É UMA DIMENSÃO DE FORTE SIGNIFICADO NA CONSTRUÇÃO DAS VIVÊNCIAS JUVENIS DOS NOSSOS DIAS. ATRAVÉS DE UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA, TARDES AO LÉU BUSCA APROXIMAR-SE DESSA ESFERA DO COTIDIANO DE ALGUNS GRUPOS DE JOVENS DE UM BAIRRO PERIFÉRICO DO RECIFE (PE). AS ATIVIDADES OBSERVADAS FORAM CLASSIFICADAS EM TRÊS GRANDES CATEGORIAS, A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS SUBJETIVAS DE CADA GRUPO DE PRÁTICAS E COM BASE NA CLASSIFICAÇÃO ELABORADA POR NORBERT ELIAS E ERIC DUNNING - ATIVIDADES ROTINEIRAS, DISCIPLINADORAS E RECREATIVAS/FESTIVAS. ESTUDANDO CADA UM DESSES GRUPOS DE PRATICAS, FOI POSSÍVEL TER ACESSO A ALGUMAS FORMAS DE SER JOVEM NAS CAMADAS POBRES. ESPECIAL INTERESSE MERECERAM AS FRONTEIRAS SIMBÓLICAS QUE AMPARAM A IDENTIDADE DO GRUPO EM QUESTÃO (GENTE CERTA X GENTE ERRADA), E COMO AS FRAGMENTAÇÕES INTERNAS AFETAM O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES NO TEMPO LIVRE. IGUALMENTE, O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES DE AMIZADE E DE COLEGUISMO FOI OBJETO DE DISCUSSÃO, BUSCANDO-SE DESCOBRIR ALGUMAS LÓGICAS DE SOCIABILIDADE. FINALMENTE, FORAM ESTUDADAS AS DINÂMICAS INTERGERAÇÕES, FOCANDO-SE AS NEGOCIAÇÕES NO SEIO DA FAMÍLIA COMO TAMBÉM AQUELAS MEDIADAS POR AGÊNCIAS JUVENIS (INSTITUIÇÕES DISCIPLINADORAS DO TEMPO LIVRE DOS JOVENS). DESVENDANDO ESSAS DINÂMICAS, O TEMPO LIVRE EMERGE COMO LÓCUS PRIVILEGIADO DE NEGOCIAÇÃO DE SIGNIFICADOS POR VEZES OPOSTOS, ENCRUZILHADA NA QUAL VÊM SE ENCONTRAR AS IMAGENS CONTRAPOSTAS DO HEDONISMO E DO ASCETISMO NO MEIO DAS QUAIS OS JOVENS PRECARIAMENTE SE EQUILIBRAM. DESTA MANEIRA, EMBORA CENTRADA NUM GRUPO SOCIAL ESPECÍFICO, A PESQUISA PODE SUSCITAR UM DEBATE SOBRE QUESTÕES QUE ULTRAPASSAM O UNIVERSO PROPOSTO E QUE DIZEM RESPEITO AO LUGAR DA CRIATIVIDADE, DA SOCIABILIDADE E DO PRAZER NOS MUNDOS CONTEMPORÂNEOS.