Resumen:
NESTE TRABALHO PROCUROU-SE COMPREENDER O CONCEITO QUALIDADE DE VIDA NA ÓTICA DOS JOVENS RESIDENTES EM UMA ÁREA DE PERIFERIA EM BELO HORIZONTE E SE O MEIO AMBIENTE ESTARIA OU NÃO PRESENTE NESSE CONCEITO. TRATA-SE DE UM CONCEITO QUE ESTÁ NA ORDEM DO DIA, E QUE COLOCA COMO CENTRO O COTIDIANO E AS ESCOLHAS DAS PESSOAS. OS SUJEITOS QUE FAZEM PARTE NA PESQUISA SÃO JOVENS INSERIDOS NO PROGRAMA AGENTE JOVEM, NO CENTRO SOCIAL DO BAIRRO UNIVERSITÁRIO, LOCALIZADO NA REFERIDA CIDADE. DADA A NATUREZA DO OBJETO DE PESQUISA, OPTOU-SE POR UM GRUPO DE JOVENS QUE NÃO TIVESSE AINDA, VIVENCIADO EXPERIÊNCIAS EM MILITÂNCIA POLÍTICA E QUE, ANTERIORMENTE, NÃO ESTIVESSE ENGAJADO EM PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. ESSAS QUESTÕES FORAM IMPORTANTES PARA QUE SE MANTIVESSE AO MÁXIMO Á ORIGINALIDADE E LATÊNCIA DOS TEMAS DISCUTIDOS PARA QUE EMERGISSE O CONCEITO QUALIDADE DE VIDA PARA ELES. PRIMEIRAMENTE REALIZAMOS ENTREVISTAS INDIVIDUAIS, APLICAMOS QUESTIONÁRIOS E REALIZAMOS DOIS GRUPOS FOCAIS. A FINALIDADE DESSAS ESTRATÉGIAS DE PESQUISA FORAM, RESPECTIVAMENTE: LEVANTAR CATEGORIAS PARA SEREM APROFUNDADAS NO GRUPO FOCAL, COMPLEMENTAÇÃO DAS INFORMAÇÕES SÓCIO-ECONÔMICAS SOBRE O GRUPO EM QUESTÃO E ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE AS VIVÊNCIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS NO QUE SE REFERE À CONSTRUÇÃO DO CONCEITO QUALIDADE DE VIDA. CABE RESSALTAR QUE O GRUPO FOCAL É UMA METODOLOGIA QUE FUNCIONA COMO ENTREVISTA COLETIVA, NUM GRUPO NO QUAL OS SUJEITOS, CONVIDADOS E INCENTIVADOS PELO PESQUISADOR, REALIZAM O APROFUNDAMENTO DAS QUESTÕES POR ELES LEVANTADAS SOBRE OS TEMAS EM INVESTIGAÇÃO. APÓS A TRANSCRIÇÃO DE TODO O MATERIAL, EMPREGAMOS A ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA ENTENDIMENTO DO SIGNIFICADO DOS DADOS COLETADOS. APÓS LEITURA EXAUSTIVA, TODO O MATERIAL FOI ANALISADO, E CLASSIFICADO EM CATEGORIA, SEGUINDO A ORDEM DE FREQÜÊNCIA NAS FALAS. NA ANÁLISE DOS DADOS, OBSERVOU-SE QUE O CENTRO DO CONCEITO QUALIDADE DE VIDA PARA ELES É A CONVIVÊNCIA, QUE SE SOBREPÕE A OUTRAS CATEGORIAS, COMO O CONSUMO. ESTA QUESTÃO FOI CRUCIAL PARA O ENTENDIMENTO DO MEIO AMBIENTE COMO ELEMENTO INTEGRANTE DO CONCEITO DOS JOVENS SOBRE QUALIDADE DE VIDA, POR SER COMPREENDIDO EM RAZÃO DAS RELAÇÕES HUMANAS NO ESPAÇO CONSTRUÍDO. A REFERÊNCIA TEÓRICA QUE BALIZA A ANÁLISE DOS DADOS É O FLORESCIMENTO HUMANO, QUE PARA ALÉM DA ARIDEZ DA DIMENSÃO ECONÔMICA, NOS CONDUZ EM DIREÇÃO DO USO RACIONAL DAS POTENCIALIDADES HUMANAS PARA CONCRETIZAÇÃO DE NOSSOS PROJETOS DE VIDA. VER O CONTEÚDO PROVENIENTE DA FALA DOS JOVENS DE PERIFERIA SOBRE QUALIDADE DE VIDA E MEIO AMBIENTE, FORTALECE A NECESSIDADE DE CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MAIS CENTRADOS EM SEUS INTERESSES. ESSA É UMA QUESTÃO CRUCIAL PARA AQUELES QUE INVESTEM SEUS SONHOS, PROJETOS E TEMPO EM DIREÇÃO A UMA SOCIEDADE NA QUAL A QUALIDADE DE VIDA DESEJÁVEL E POSSÍVEL HISTORICAMENTE, SEJA ACESSÍVEL A TODA POPULAÇÃO.