DSpace/Manakin Repository

A PERCEPÇÃO SOBRE O AMBIENTE ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS E CONCEITOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor SPAZZIANI, Maria De Lourdes pt_BR
dc.contributor.author BERNARDI, Alexandre Cavalcanti De Melo pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:36:15Z
dc.date.available 2009-03-14T18:36:15Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1955
dc.description JOSEFINA DE SOUZA LACERDA pt_BR
dc.description.abstract OS ESTUDOS REALIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO TÊM POR OBJETIVO ANALISAR PERCEPÇÕES, CONCEITOS E PRÁTICAS DESENVOLVIDAS POR UM GRUPO DE JOVENS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DA PERIFERIA DE RIBEIRÃO PRETO, SOBRE O AMBIENTE ESCOLAR. O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PROPOSTO PELO PESQUISADOR DESENVOLVE AÇÕES PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A QUESTÃO AMBIENTAL LOCAL, ATRAVÉS DE DIFERENTES OFICINAS, CURSOS, ATIVIDADES RECREATIVAS E ESPORTIVAS. O REGISTRO E DOCUMENTAÇÃO DESTE PROCESSO TÊM COMO BASE OS PRINCÍPIOS DA PESQUISA-AÇÃO. ESTA METODOLOGIA PROCURA NÃO LIMITAR A INVESTIGAÇÃO DOS ASPECTOS INTERATIVOS ENTRE ALUNO-ALUNO, ALUNO-PESQUISADOR, ALUNO-MEIO AMBIENTE E PESQUISADOR-ALUNO-MEIO AMBIENTE .CONSTITUI-SE, ENTÃO, DE UMA FORMA DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E PESQUISADOR, VISANDO INSERIR, EM SEU REFERENCIAL SOBRE MEIO AMBIENTE, CONCEITOS DE PRESERVAÇÃO, INTEGRAÇÃO, SOLIDARIEDADE E, COM ISTO, PROMOVER A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS, ASSUMIR RESPONSABILIDADES, EM UMA VISÃO CONTEMPORÂNEA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. FOI FUNDAMENTAL TAMBÉM PARA ESTE ESTUDO A UTILIZAÇÃO, NA SUA MAIORIA, DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DE VIGOTSKI E WALLON, QUE ENFATIZAM A INTER-RELAÇÃO DA CRIANÇA COM O MEIO EM QUE ESTE ESTÁ INSERIDA. DADOS OBTIDOS NO DECORRER DESTE ESTUDO DEMONSTRARAM QUE A PARTICIPAÇÃO DIRETA NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL É MAIS IMPORTANTE PARA MODIFICAR OS HÁBITOS DE CONDUTA, QUE O SIMPLES GANHO DE INFORMAÇÃO. O PROCESSO DE REFLEXÃO, FUNDAMENTADO EM QUESTÕES DO COTIDIANO DO ALUNO, LEVOU A MUDANÇAS EM SUA FORMA DE AGIR, DEMONSTRANDO PREOCUPAÇÃO, INTERESSE E ENGAJAMENTO NOS PROBLEMAS AMBIENTAIS. OS ALUNOS MANIFESTARAM INTERESSE EM PARTICIPAR DE AÇÕES E PROJETOS QUE VISASSEM A PRESERVAÇÃO DA NATUREZA E O MAIOR CONHECIMENTO E PREOCUPAÇÃO COM A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. MOSTRARAM UMA VISÃO MAIS CRÍTICA E CONSCIENTE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO CIDADÃO E DO ALUNO NA SOCIEDADE EM QUE VIVEM, E UM MAIOR INTERESSE NA CONSERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS, APÓS O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. pt_BR
dc.format.extent 1232284 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA pt_BR
dc.subject MEIO AMBIENTE pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject PERCEPÇÕES pt_BR
dc.subject ENSINO FUNDAMENTAL pt_BR
dc.subject.other JOVENS E MEIO AMBIENTE pt_BR
dc.title A PERCEPÇÃO SOBRE O AMBIENTE ESCOLAR NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS E CONCEITOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto