Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | SIQUEIRA, Sonia Apparecida De | pt_BR |
dc.contributor.author | PORTILHO, Lydia Regina De Faria Rocha | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RJ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:35:31Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T18:35:31Z | |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1941 | |
dc.description | UERJ - BIBLIOTECA CEH/A | pt_BR |
dc.description.abstract | O PRINCIPAL OBJETIVO DESTA PESQUISA É ANALISAR OS TEXTOS LEGAIS QUE ESTABELECERAM DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NO RIO DE JANEIRO NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 1971 E 1982 E, BUSCAR NOS DEPOIMENTOS DE ALUNOS E PROFESSORES DOS COLÉGIOS ESTADUAIS DA ÁREA URBANA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO DE QUE MODO ESTES TERIAM LIDADO COM A CIDADANIA E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DENTRO DESSAS UNIDADES EDUCAIONAIS, NO CONTEXTO SÓCIO-POLÍTICO DA DITADURA MILITAR. UTILIZAMOS COMO RECURSO METODOLÓGICO O EXAME DOS TEXTOS LEGAIS E AS FONTES ORAIS. ATRAVÉS DA FALA DOS ENTREVISTADOS, BUSCAMOS ENFOCAR COMO A INTERVENÇÃO DO ESTADO SOBRE A EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PÚBLICA NA ÉPOCA FOI PERCEBIDA E VIVENCIADA NO INTERIOR DA ESCOLA E QUE PARADIGMAS ESTARIAM REFLETIDOS NAS LEIS E NO DISCURSO DOS ATORES SOCIAIS. O ESTUDO REALIZADO PERMITIU VERMOS A EDUCAÇÃO PÚBLICA SECUNDÁRIA COMO UM LUGAR DE INTERAÇÕES ENTRE OS SUJEITOS, RESULTANDO EM ASPECTOS DE FORMAÇÃO PARA CIDADANIA REFLETIDOS EM SEUS DISCURSOS. | pt_BR |
dc.format.extent | 499984 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ | pt_BR |
dc.subject | ENSINO PÚBLICO | pt_BR |
dc.subject | ENSINO MÉDIO | pt_BR |
dc.subject.other | ESTUDOS HISTÓRICOS SOBRE JUVENTUDE | pt_BR |
dc.title | ABRINDO ELOS DA CADEIA: LEIS, PARADIGMAS E VOZES DA EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA PÚBLICA NO RIO DE JANEIRO (1971-1982) | pt_BR |