Resumo:
O OBJETIVO CENTRAL DESTA PESQUISA É ANALISAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PEDAGOGAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA A PARTIR DA MEMÓRIA DE ALUNAS EGRESSAS DO CURSO DA DÉCADA DE 80. TAL ANÁLISE VISOU APREENDER, NO CONTEXTO DAS PEQUENAS CIDADES, OS ELEMENTOS SIGNIFICATIVOS DA RECONSTRUÇÃO DA ESCOLHA DO CURSO E A EXPERIÊNCIA DA VIDA UNIVERSITÁRIA ATRAVÉS DE NARRATIVAS DAS SUAS TRAJETÓRIAS. POR SUA VEZ, PROCUREI DELINEAR OS REFERIDOS CONTEXTOS APRESENTADOS NAS NARRATIVAS EM SEUS CONSTITUINTES HISTÓRICOS INDICADOS COMO MAIS SIGNIFICATIVOS, EXPLORANDO PRINCIPALMENTE A HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E DO CURSO DE PEDAGOGIA. PARA ESSES ÚLTIMOS, O MATERIAL UTILIZADO FOI PRODUZIDO PELAS NARRATIVAS DA MEMÓRIA DE ALGUNS ANTIGOS PROFESSORES. UTILIZEI COMO RECURSO ANALÍTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO AS NOÇÕES DE GÊNERO, LUGAR, GERAÇÃO, MEMÓRIA E HISTÓRIA DE VIDA. OS RESULTADOS FORAM MAPAS E ANÁLISES DA COMPLEXIDADE DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E GÊNERO NA CIDADE DO ESPAÇO AGRÍCOLA, TANTO NO QUE SE REFERE AOS TENSIONAMENTOS E NEGOCIAÇÕES DAS FRONTEIRAS NA BUSCA DE ?IDENTIDADES?, QUANTO DE ALGUNS PROCESSOS DA CONSTRUÇÃO CULTURAL DA HISTÓRIA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE VIÇOSA, COM DESTAQUE ÀS QUESTÕES DE GÊNERO E ESPAÇO NO CURSO DE PEDAGOGIA.