Resumo:
A ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES MUSICAIS BOSSA NOVA, JOVEM GUARDA, TROPICÁLIA E CANÇÕES DE PROTESTO/FESTIVAIS FOI REALIZADA LEVANDO-SE EM CONTA O FATO DE QUE, EMBORA POSSUÍSSEM, MUITAS VEZES, PERSPECTIVAS HISTÓRICAS, POLÍTICAS E ESTÉTICAS DIFERENCIADAS, TAIS MANIFESTAÇÕES INTERVIERAM NA CONJUNTURA POLÍTICA E CULTURAL DOS ANOS 60, PROPONDO MANEIRAS DE QUESTIONAR A SOCIEDADE BRASILEIRA, APRESENTANDO PROJETOS DE MUDANÇA, TENSÃO E DISPUTA NO CAMPO ARTÍSTICO, MAS, TAMBÉM, INCORPORAÇÕES E CONTINUIDADES. OS ARTISTAS E SEUS GRUPOS FORAM ANALISADOS TANTO SOB O PONTO DE VISTA UNIVERSAL, QUANTO SINGULAR, COMO DIVERSIDADE DE CLASSES SOCIAIS, CULTURAIS, GEOGRÁFICAS E DE GÊNERO DE TAL MODO QUE EMERGEM NESTE TRABALHO COMO ATORES SOCIAIS, COM SUAS PRÓPRIAS EXPRESSÕES, APROPRIAÇÕES, EXPERIMENTAÇÕES, CRIAÇÕES E SENSIBILIDADES. PORTANTO, AS VERTENTES DE ANÁLISE UNIVERSALISTAS E PARTICULARISTAS, MESMO APARENTEMENTE EM CONFLITO OU AMBÍGUAS, NESTE TRABALHO DIALOGAM. AS FORMAS DE SER JOVEM, HOMEM E MULHER, FORAM ANALISADAS SEGUNDO O CONTEXTO DE ESPAÇO E DE NO QUAL SE MANIFESTARAM, DEFININDO-SE, DESSA FORMA, COMO CONSTRUÇÕES SOCIAIS E HISTÓRICAS PARTICULARES DE SUJEITOS FEMININOS E MASCULINOS, QUE SE FIZERAM DE ACORDO COM DIFERENTES MODELOS, IDEAIS, IMAGENS, FRUTOS DE DIFERENTES CLASSES, RELIGIÕES, ETNIAS E CULTURAS. ASSIM, O TRABALHO BUSCOU NAS ÁREAS DE ATRITO E SEMELHANÇAS O OBJETO DE ANÁLISE DESTA TESE O QUE A TORNA RELEVANTE E INÉDITA DO PONTO DE VISTA CIENTÍFICO: A IDÉIA DE ARTICULAR A ANÁLISE SOBRE JUVENTUDE, MÚSICA E GÊNERO NA DÉCADA DE 60.