Resumo:
ESTA DISSERTAÇÃO SE INSERE NO CAMPO GERAL DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL, PARTICULARMENTE NO CAMPO DA HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. NELA SE ANALISA, A PARTIR DE PESQUISA REALIZADA EM FONTES DOCUMENTAIS PRIMÁRIAS, AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, NO CURSO NORMAL REGIONAL SANDOVAL SOARES DE AZEVEDO, EM IBIRITÉ, MINAS GERAIS. CRIADA E DIRIGIDA POR HELENA ANTIPOFF, ESSA INSTITUIÇÃO SE CONSTITUIU NUM NÚCLEO DE REFERÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RURAL, NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 1950 E 1970. A PESQUISA, DE NATUREZA QUALITATIVA, TEVE COMO FONTE PRIVILEGIADA OS DIÁRIOS ESCRITOS PELAS ALUNAS, NO PERÍODO DE 1956-1959. CONSIDERADOS PELA ESCOLA COMO UM DISPOSITIVO DE FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES, NELES AS ALUNAS REGISTRAVAM AS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DESENVOLVIDAS NO INTERIOR DA ESCOLA. DO PONTO DE VISTA TEÓRICO, A PESQUISA SE BASEOU NOS ESTUDOS SOBRE CULTURA ESCOLAR, DESENVOLVIDOS POR, ESCOLANO (1998), JULIÁ (2001,2002) E FARIA FILHO (2000, 2002, 2005). SEUS RESULTADOS INDICAM QUE A PREOCUPAÇÃO COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES RURAIS, NESTE PERÍODO, FAZIA PARTE DE UM PROJETO MAIS AMPLO DE FIXAÇÃO DO HOMEM NO CAMPO. INDICAM AINDA, QUE SE A EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA PELO CURSO NORMAL REGIONAL SANDOVAL SOARES DE AZEVEDO ATINGIU SEU OBJETIVO NO SENTIDO DE PREPARAR BEM A PROFESSORA, ENTRETANTO NÃO ATINGIU SUA FINALIDADE ? PREPARAR QUADROS DOCENTES PARA ATUAR NO ENSINO RURAL, UMA VEZ QUE OS PROFESSORES AÍ FORMADOS FORAM ABSORVIDOS PELO SISTEMA ESCOLAR URBANO, ONDE ATUARAM COM SUCESSO.