Repositorio Dspace

O quê os diários revelam: práticas de formação de professoras para a escola rural, curso normal regional Sandoval Soares de Azevedo - Ibirité, Minas Gerais, 1956-1959

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor PEIXOTO, Ana Maria Casasanta pt_BR
dc.contributor.author ANDRADE, Therezinha pt_BR
dc.coverage.spatial MG pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:35:27Z
dc.date.available 2009-03-14T18:35:27Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1922
dc.description Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação se insere no campo geral da História da Educação no Brasil, particularmente no campo da História das Instituições Escolares. Nela se analisa, a partir de pesquisa realizada em fontes documentais primárias, as práticas de formação de professores, no curso normal regional Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité, Minas Gerais. Criada e dirigida por Helena Antipoff, essa instituição se constituiu num núcleo de referência na formação de professores para o ensino rural, no período compreendido entre 1950 e 1970. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como fonte privilegiada os diários escritos pelas alunas, no período de 1956-1959. Considerados pela escola como um dispositivo de formação dos futuros professores, neles as alunas registravam as práticas de formação desenvolvidas no interior da escola. Do ponto de vista teórico, a pesquisa se baseou nos estudos sobre cultura escolar, desenvolvidos por Escolano (1998), Juliá (2001, 2002) e Faria Filho (2000, 2002, 2005). Seus resultados indicam que a preocupação com a formação de professores rurais, neste período, fazia parte de um projeto mais amplo de fixação do homem no campo. Indicam ainda que, se a experiência desenvolvida pelo curso normal regional Sandoval Soares de Azevedo atingiu seu objetivo no sentido de preparar bem a professora, entretanto não atingiu sua finalidade – preparar quadros docentes para atuar no ensino rural –, uma vez que os professores aí formados foram absorvidos pelo sistema escolar urbano, onde atuaram com sucesso. pt_BR
dc.format.extent 3008986 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais pt_BR
dc.subject ESCOLA RURAL pt_BR
dc.subject PROFESSORES pt_BR
dc.subject FORMAÇÃO pt_BR
dc.subject.other ESTUDOS HISTÓRICOS SOBRE JUVENTUDE pt_BR
dc.title O quê os diários revelam: práticas de formação de professoras para a escola rural, curso normal regional Sandoval Soares de Azevedo - Ibirité, Minas Gerais, 1956-1959 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto