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dc.contributor.advisor | PEIXOTO, Ana Maria Casasanta | pt_BR |
dc.contributor.author | ANDRADE, Therezinha | pt_BR |
dc.coverage.spatial | MG | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:35:27Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T18:35:27Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1922 | |
dc.description | Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação se insere no campo geral da História da Educação no Brasil, particularmente no campo da História das Instituições Escolares. Nela se analisa, a partir de pesquisa realizada em fontes documentais primárias, as práticas de formação de professores, no curso normal regional Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité, Minas Gerais. Criada e dirigida por Helena Antipoff, essa instituição se constituiu num núcleo de referência na formação de professores para o ensino rural, no período compreendido entre 1950 e 1970. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como fonte privilegiada os diários escritos pelas alunas, no período de 1956-1959. Considerados pela escola como um dispositivo de formação dos futuros professores, neles as alunas registravam as práticas de formação desenvolvidas no interior da escola. Do ponto de vista teórico, a pesquisa se baseou nos estudos sobre cultura escolar, desenvolvidos por Escolano (1998), Juliá (2001, 2002) e Faria Filho (2000, 2002, 2005). Seus resultados indicam que a preocupação com a formação de professores rurais, neste período, fazia parte de um projeto mais amplo de fixação do homem no campo. Indicam ainda que, se a experiência desenvolvida pelo curso normal regional Sandoval Soares de Azevedo atingiu seu objetivo no sentido de preparar bem a professora, entretanto não atingiu sua finalidade – preparar quadros docentes para atuar no ensino rural –, uma vez que os professores aí formados foram absorvidos pelo sistema escolar urbano, onde atuaram com sucesso. | pt_BR |
dc.format.extent | 3008986 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | pt_BR |
dc.subject | ESCOLA RURAL | pt_BR |
dc.subject | PROFESSORES | pt_BR |
dc.subject | FORMAÇÃO | pt_BR |
dc.subject.other | ESTUDOS HISTÓRICOS SOBRE JUVENTUDE | pt_BR |
dc.title | O quê os diários revelam: práticas de formação de professoras para a escola rural, curso normal regional Sandoval Soares de Azevedo - Ibirité, Minas Gerais, 1956-1959 | pt_BR |