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A AQUISIÇÃO DE CAPITAL LINGÜÍSTICO: QUATRO CASOS PARTICILARES DO (IM) PROVÁVEL

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dc.contributor.advisor BATISTA, Antonio Augusto Gomes pt_BR
dc.contributor.author PANIAGO, Maria De Lourdes Faria Dos Santos pt_BR
dc.coverage.spatial MG pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:34:03Z
dc.date.available 2009-03-14T18:34:03Z
dc.date.issued 2000 pt_BR
dc.date.submitted 2000 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1894
dc.description BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO pt_BR
dc.description.abstract QUATRO CASOS (IM)PROVÁVEIS DE AQUISIÇÃO DE CAPITAL LINGÜÍSTICO SÃO ANALISADOS NESTA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. OS SUJEITOS FORAM ESCOLHIDOS POR POSSUÍREM DUAS CARACTERÍSTICAS: SEREM PROVENIENTES DE FAMÍLIA COM BAIXO CAPITAL CULTURAL E MANIFESTAREM EVIDÊNCIAS DE UMA RELAÇÃO DESENVOLTA COM A LÍNGUA DE PRESTÍGIO. PARA BOURDIEU, A ORIGEM SOCIAL REPRESENTA FATOR PRINCIPAL DE PRODUÇÃO DE COMPETÊNCIA LINGÜÍSTICA: ATRAVÉS DE UMA FAMILIARIZAÇÃO PRECOCE, OS MEMBROS DAS CAMADAS PRIVILEGIADAS SÃO CAPAZES DE SE ADEQUAR PERFEITAMENTE E COM NATURALIDADE ÀS MAIS DIVERSAS SITUAÇÕES LINGÜÍSTICAS. OUTROS AUTORES, ENTRETANTO, AINDA QUE ENFATIZEM A IMPORTÂNCIA DA ORIGEM SOCIAL, ACRESCENTAM OUTROS FATORES, IGUALMENTE FUNDAMENTAIS, ALÉM DO CAPITAL CULTURAL HERDADO, PARA A AQUISIÇÃO DO CAPITAL CULTURAL. PARA APREENDER OS FATORES EM TORNO DOS QUAIS OS SUJEITOS REALIZAM A AQUISIÇÃO DE UM CAPITAL LINGÜÍSTICO, FORAM ANALISADAS, A PARTIR DO DEPOIMENTO DELES, DE SUAS FAMÍLIAS, DE PROFESSORES E DE OUTRAS PESSOAS PRÓXIMAS, FORAM ANALISADAS SUAS TRAJETÓRIAS E DE SUA FAMÍLIA. AS TRAJETÓRIAS FORAM INICIALMENTE CONSIDERADAS INDIVIDUALMENTE, PARA POSTERIORMENTE SE TENTAR UMA ANÁLISE MAIS ABRANGENTE, A PARTIR DA COMPARAÇÃO DAS QUATRO CONFIGURAÇÕES FAMILIARES. CHEGOU-SE À CONCLUSÃO DE QUE NÃO SE PODE ATRIBUIR A AQUISIÇÃO DE CAPITAL LINGÜÍSTICO A UM ÚNICO FATOR. BUSCA-SE, ASSIM, A COMPREENSÃO DA INTERDEPENDENCIA DE FATORES QUE FAZEM COM QUE CADA UM DOS CASOS PESQUISADOS COMPONHA UMA CONFIGURAÇÃO SINGULAR. DENTRE OS FATORES QUE, DE FORMA INTERDEPENDENTE, INTERFEREM NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE CAPITAL LINGÜÍSTICO ESTÃO: MOBILIZAÇÃO E ÉTICA FAMILIAR, MOBILIZAÇÃO DO ALUNO, A REALIZAÇÃO DE UMA ESCOLARIZAÇÃO BEM SUCEDIDA E O DESEJO DE DISTINÇÃO. pt_BR
dc.format.extent 2633495 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS pt_BR
dc.subject LINGUAGEM pt_BR
dc.subject JOVENS pt_BR
dc.subject CLASSES POPULARES pt_BR
dc.subject.other JOVENS E FAMÍLIA  pt_BR
dc.title A AQUISIÇÃO DE CAPITAL LINGÜÍSTICO: QUATRO CASOS PARTICILARES DO (IM) PROVÁVEL pt_BR


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