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dc.contributor.advisor | FERREIRA, Berta Weil | pt_BR |
dc.contributor.author | MOREIRA, ângela Kunzler | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:33:33Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T18:33:33Z | |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2002 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1883 | |
dc.description | PUCRS | pt_BR |
dc.description.abstract | O PRESENTE ESTUDO FOCALIZA AS CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA NA PREVENÇÃO AO ABUSO DE DROGAS E TEVE COMO CAMPO DE INVESTIGAÇÃO O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CENECISTA MARQUÊS DE HERVAL, LOCALIZADO NA CIDADE DE OSÓRIO/RS. A METODOLOGIA UTILIZADA É QUALITATIVA. FORAM REALIZADAS OITO ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS, COM ESTUDANTES DE AMBOS OS SEXOS, COM IDADE DE 17 A 19 ANOS. A ANÁLISE DOS DADOS FOI FEITA DE ACORDO COM UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO, DA QUAL EMERGIRAM CINCO CATEGORIAS: A FAMÍLIA, A ESCOLA, O GRUPO, A CULTURA LOCAL E O PROJETO DE VIDA. A PARTIR DOS RESULTADOS DESTA INVESTIGAÇÃO, FOI CONSTRUÍDA UMA PROPOSTA DE INVESTIMENTOS ESCOLARES TENDO EM VISTA A AQUISIÇÃO DE RESILIÊNCIA POR PARTE DOS ALUNOS DE 1ª A 4ª SÉRIES. ESTA PROPOSTA ESTÁ FUNDAMENTADA NA IMPORTÂNCIA QUE A LITERATURA, O TEATRO E O DESPORTO TÊM NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL, ENFATIZANDO AS POSSIBILIDADES DE GERAREM RESILIÊNCIA. | pt_BR |
dc.format.extent | 469168 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
dc.subject | IDENTIDADE | pt_BR |
dc.subject | RESILIÊNCIA | pt_BR |
dc.subject | DROGAS | pt_BR |
dc.subject | ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS E SUBSTANCIAS PSICOATIVAS | pt_BR |
dc.title | CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA PARA A PREVENÇÃO AO ABUSO DE DROGAS | pt_BR |