Abstract:
ESTA PESQUISA ANALISOU O SIGNIFICADO DA ESCOLA NA VIDA DAS PRESAS-ALUNAS DA PENITENCIÁRIA FEMININA MADRE PELLETIER. A INVESTIGAÇÃO OBSERVOU OS CONTEXTOS SÓCIO-OCUPACIONAIS, FAMILIARES E EDUCACIONAIS DAS DETENTAS QUANDO CRIANÇAS E ADOLESCENTES, A PARTIR DE ENTREVISTAS EM PROFUNDIDADE E DEPOIMENTOS ORAIS. ESTA PESQUISA TAMBÉM FOCALIZOU OS OUTROS ATORES QUE INTERAGEM NA PRISÃO: FUNCIONÁRIOS, DIREÇÃO, SOCIEDADE E ESTADO. PARA MELHOR DESENVOLVER ESTE ESTUDO, OPTOU-SE PELA METODOLOGIA QUALITATIVA, AUXILIADA PELA QUANTITATIVA. A CONTRIBUIÇÃO DE HOWARD S. BECKER, UMA DAS VERTENTES DO INTERACIONISMO SIMBÓLICO, PERMITIU DESCORTINAR A TRAJETÓRIA DA CARREIRA DESVIANTE DESSAS MULHERES; E A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE CONTRIBUIU PARA QUE A ESPERANÇA E A UTOPIA FOSSEM UM EIXO PERMANENTE NESTE TRABALHO.