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dc.contributor.advisor | BERNARDES, Nara Maria Guazzelli | pt_BR |
dc.contributor.author | DORNELLES, Susana De Almeida | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:32:36Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T18:32:36Z | |
dc.date.issued | 2001 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2001 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1842 | |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL DA PUCRS | pt_BR |
dc.description.abstract | O PRESENTE ESTUDO INVESTIGOU COMO MULHERES ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA SE RELACIONAM COM A APRENDIZAGEM DO CONHECIMENTO ESCOLAR, COMO SE PERCEBEM E QUE SENTIMENTOS VIVENCIAM EM RELAÇÃO AO GÊNERO E À SEXUALIDADE. PRETENDEU TAMBÉM EXAMINAR COMO SE MOSTRAM AS POSSIBILIDADES E AS LIMITAÇÕES DE UM TRABALHO INSTITUCIONAL COM ESSAS ADOLESCENTES. O MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO FOI O ESTUDO DE CASO NA SUA MODALIDADE QUALITATIVA, SENDO UTILIZADA A ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA TRABALHAR OS DADOS TAMBÉM NA MODALIDADE QUALITATIVA. O TRABALHO DE CAMPO FOI REALIZADO DURANTE O ANO DE 2000 EM UMA INSTITUIÇÃO ABERTA QUE ATUA DIRETAMENTE NO ATENDIMENTO A ESSAS ADOLESCENTES. O NÚMERO DE SUJEITOS DA PESQUISA FOI DE SETE MULHERES ADOLESCENTES COM IDADES ENTRE TREZE E DEZESSETE ANOS. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, OBSERVAÇÕES INDIVIDUAIS E EM PEQUENOS GRUPOS, ENTREVISTAS SEMIDIRIGIDAS INDIVIDUAIS E ANÁLISE DE DOCUMENTOS. COM BASE EM UMA PERSPECTIVA PSICODINÂMICA, OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM QUE ESSAS ADOLESCENTES ESTABELECEM COM A APRENDIZAGEM DO CONHECIMENTO ESCOLAR UMA RELAÇÃO DE IMPOSSIBILIDADE POR VIVENCIAREM SENTIMENTOS DE INCAPACIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE TAL CONHECIMENTO. EM RELAÇÃO A COMO SE PERCEBEM E QUE SENTIMENTOS VIVENCIAM QUANTO AO GÊNERO E À SEXUALIDADE, CONSTATA-SE A REPRODUÇÃO CULTURAL E SOCIAL DO GÊNERO E SUAS IMPLICAÇÕES COM A SEXUALIDADE E A MATERNIDADE, VIVIDAS COM GRANDE AMBIVALÊNCIA. A SEXUALIDADE NÃO É VIVIDA COM PRAZER, MAS COMO ALGO QUE DEVE SER SUPORTADO. A IDÉIA DE QUE SER MULHER É VIVER UMA VIDA DE SOFRIMENTO E DE SUBMISSÃO ESTÁ PRESENTE NA CONCEPÇÃO DESSAS MENINAS. QUANTO AO TRABALHO INSTITUCIONAL COM ESSAS ADOLESCENTES, VERIFICA-SE QUE, APESAR DE INÚMERAS DIFICULDADES, AS POSSIBILIDADES PODEM SE TORNAR CONCRETAS NA MEDIDA DA REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO BASEADO EM UM VÍNCULO DE CONFIANÇA E AFETO, FUNDAMENTADO EM UMA PROPOSTA QUE PRIVILEGIE SEU CONTEXTO E MUNDO INTERNO. | pt_BR |
dc.format.extent | 433154 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | MULHERES ADOLESCENTES DE RUA | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO | pt_BR |
dc.subject.other | GÊNERO - identidades de gênero | pt_BR |
dc.title | APRENDIZAGEM DO CONHECIMENTO ESCOLAR, GÊNERO E SEXUALIDADE EM MULHERES ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA | pt_BR |