DSpace/Manakin Repository

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: PRÁTICA PEDAGÓGICA E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor VIEIRA, Péricles Saremba pt_BR
dc.contributor.author DAMIANI, Fernanda Eloisa pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:32:29Z
dc.date.available 2009-03-14T18:32:29Z
dc.date.issued 2003 pt_BR
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1809
dc.description CENTRAL pt_BR
dc.description.abstract A CONSTATAÇÃO EMPÍRICA DA EXISTÊNCIA DE UM ELEVADO NÚMERO DE ADOLESCENTES GRÁVIDAS NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE PASSO FUNDO - RS, O SOFRIMENTO DECORRENTE DESSA SITUAÇÃO PARA ELAS MESMAS, PARA OS FAMILIARES, BEM COMO PARA OS PROFESSORES CUJA FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARECE INSUFICIENTE PARA CAPACITÁ-LOS A LIDAR COM O "PROBLEMA", DESAFIAM A INVESTIGAR O TEMA E A SE CONSTRUIR ALTERNATIVAS DE SOLUÇÃO. A PESQUISA, REALIZADA COM QUINZE ADOLESCENTES GRÁVIDAS E DEZ DOCENTES DE CINCO ESCOLAS PÚBLICAS E UMA ESCOLA PARTICULAR DA CIDADE DE PASSO FUNDO, RS, INVESTIGOU A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFISSIONAIS E SUAS COMPETÊNCIAS PARA LIDAR COM AS QUESTÕES RELACIONADAS À GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. EM RAZÃO DE ESSA PESQUISA LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A SUBJETIVIDADE, BUSCANDO COMPREENDER A PERCEPÇÃO, AS AÇÕES DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS E AS FALAS SITUADAS NO CONTEXTO DE SUA PRODUÇÃO, OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS, GRAVAÇÕES, SEGUINDO O MÉTODO "ANÁLISE TEMÁTICA" ANUNCIADO POR MINAYO (1994). REALIZOU-SE UMA RELEITURA DAS ENTREVISTAS PRODUZIDAS, DEFININDO A CONSTITUIÇÃO DO CORPUS DA DISSERTAÇÃO, PASSANDO-SE, APÓS, À FASE DE REEXPLORAÇÃO DO MATERIAL, COM A ESPECIFICAÇÃO DOS TEMAS E INTERPRETAÇÃO DOS MESMOS. IDENTIFICOU-SE, APÓS A PESQUISA, QUE, ALÉM DA FAMÍLIA, O DOCENTE É TIDO COMO PRINCIPAL REFERÊNCIA DE ORIENTAÇÃO DAS ADOLESCENTES GESTANTES. APESAR DISSO, A MAIORIA DOS DOCENTES REVELA DIFICULDADES EM TERMOS DE COMPETÊNCIAS, PARA ORIENTÁ-LAS EM DETERMINADAS SITUAÇÕES, ANUNCIANDO A NECESSIDADE DE ADQUIRIR E DESENVOLVER MAIORES COMPETÊNCIAS PARA O EXERCÍCIO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA. pt_BR
dc.format.extent 710979 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO pt_BR
dc.subject GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA pt_BR
dc.subject FORMAÇÃO CONTINUADA pt_BR
dc.subject COMPETÊNCIA PROFISSIONAL pt_BR
dc.subject.other JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO pt_BR
dc.subject.other GÊNERO - parentalidade juvenil pt_BR
dc.title GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: PRÁTICA PEDAGÓGICA E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto