Abstract:
A CONSTATAÇÃO EMPÍRICA DA EXISTÊNCIA DE UM ELEVADO NÚMERO DE ADOLESCENTES GRÁVIDAS NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE PASSO FUNDO - RS, O SOFRIMENTO DECORRENTE DESSA SITUAÇÃO PARA ELAS MESMAS, PARA OS FAMILIARES, BEM COMO PARA OS PROFESSORES CUJA FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARECE INSUFICIENTE PARA CAPACITÁ-LOS A LIDAR COM O "PROBLEMA", DESAFIAM A INVESTIGAR O TEMA E A SE CONSTRUIR ALTERNATIVAS DE SOLUÇÃO. A PESQUISA, REALIZADA COM QUINZE ADOLESCENTES GRÁVIDAS E DEZ DOCENTES DE CINCO ESCOLAS PÚBLICAS E UMA ESCOLA PARTICULAR DA CIDADE DE PASSO FUNDO, RS, INVESTIGOU A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFISSIONAIS E SUAS COMPETÊNCIAS PARA LIDAR COM AS QUESTÕES RELACIONADAS À GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. EM RAZÃO DE ESSA PESQUISA LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A SUBJETIVIDADE, BUSCANDO COMPREENDER A PERCEPÇÃO, AS AÇÕES DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS E AS FALAS SITUADAS NO CONTEXTO DE SUA PRODUÇÃO, OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS, GRAVAÇÕES, SEGUINDO O MÉTODO "ANÁLISE TEMÁTICA" ANUNCIADO POR MINAYO (1994). REALIZOU-SE UMA RELEITURA DAS ENTREVISTAS PRODUZIDAS, DEFININDO A CONSTITUIÇÃO DO CORPUS DA DISSERTAÇÃO, PASSANDO-SE, APÓS, À FASE DE REEXPLORAÇÃO DO MATERIAL, COM A ESPECIFICAÇÃO DOS TEMAS E INTERPRETAÇÃO DOS MESMOS. IDENTIFICOU-SE, APÓS A PESQUISA, QUE, ALÉM DA FAMÍLIA, O DOCENTE É TIDO COMO PRINCIPAL REFERÊNCIA DE ORIENTAÇÃO DAS ADOLESCENTES GESTANTES. APESAR DISSO, A MAIORIA DOS DOCENTES REVELA DIFICULDADES EM TERMOS DE COMPETÊNCIAS, PARA ORIENTÁ-LAS EM DETERMINADAS SITUAÇÕES, ANUNCIANDO A NECESSIDADE DE ADQUIRIR E DESENVOLVER MAIORES COMPETÊNCIAS PARA O EXERCÍCIO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA.