Resumo:
ESTA DISSERTAÇÃO ABORDA O FENÔMENO DA ANOREXIA NERVOSA A PARTIR DA ANÁLISE DAS NARRATIVAS DE UM GRUPO DENOMINADO PRÓ-ANOREXIA NA INTERNET, CUJO PERFIL É O DE JOVENS MULHERES QUE BUSCAM ATRAVÉS DA ADES]AOP A CERTAS PRÁTICAS, PRINCÍPIOS, IDÉIAS E CONDUTAS CONSTRUÍREM SUAS PRÓPRIAS IDENTIDADES. COM BASE NA KLINGUAGEM, NOS CÓDIGOS E SÍMBOLOS QUE COMPARTILHAM PARA FALAR DO SEU PRÓPRIO CORPO, DAQUELE QUE ADMIRA OU REJEITA, DO CORPO DO OUTRO, DA COMIDA, DAS ESTRATÉGIAS E DAS EMOÇÕES FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR AS RELAÇÕES ENTRE A ANOREXIA E AS REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS CORPORAIS PRESENTES NO ÂMBITO DA CULTURA DE CONSUMO. ATRAVÉS DE TRÊS EIXOS CENTRAIS DE ANÁLISE: CONSUMO, GÊNERO E SELF PROCURO RESSALTAR, ACIMA DE TUDO, A RELAÇÃO DA ANOREXIA COM O CORPO, SUAS REPRESENTAÇÕES E IMAGENS PRODUZIDAS PELA CULTURA CONTEMPORÂNEA.