Abstract:
A LINGUAGEM IMAGÉTICA E DISCURSIVA, SOBRE OS VALORES ESTÉTICOS CORPORAIS FEMININOS, DIFUNDE-SE DE FORMA IMPERATIVA NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA, ATRAVÉS DE INCESSANTES DISCURSOS DE PERSUASÃO E SEDUÇÃO, NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. A MÍDIA É HOJE UM MEDIADOR SOCIAL IMPORTANTE COMO REFERENCIAL DO ÉTICO E DO ESTÉTICO. CONTUDO, OUTROS MEDIADORES SOCIAIS, INCORPORADOS AO COTIDIANO DOS SUJEITOS, SE REVELAM SIGNIFICATIVOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DA AUTO-IMAGEM E NA CONCEPÇÃO ICÔNICA DE BELEZA. O OBJETO DE ESTUDO DESTA PESQUISA É A ESTÉTICA, MAIS PRECISAMENTE, OS VALORES ESTÉTICOS CORPORAIS, CONSTRUÍDOS PELAS MÚLTIPLAS REVERBERAÇÕES DISCURSIVAS DAS MEDIAÇÕES SOCIAIS NO CONTEXTO ATUAL. O OBJETIVO DO TRABALHO É SUSCITAR REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS ATUAIS MEDIADORES SOCIAIS, NO PROCESSO PEDAGÓGICO DA CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE E DA IDENTIDADE, FRENTE AOS VALORES ESTÉTICOS CORPÓREOS INSTITUÍDOS SOCIALMENTE. ESCOLHEU-SE UMA ABORDAGEM PREDOMINANTEMENTE QUALITATIVA, ENTRETANTO, DIMENSÕES QUANTITATIVAS TAMBÉM FORAM LEVANTADAS E INSERIDAS, NO INTUITO DE AMPLIAR E ENRIQUECER AS POSSIBILIDADES DE LEITURA INTERPRETATIVA DOS DADOS COLETADOS. OS SUJEITOS INVESTIGADOS SÃO ADOLESCENTES DO SEXO FEMININO, NA FAIXA ETÁRIA DE 16 A 20 ANOS, ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL, NA REGIÃO CENTRAL DE BELO HORIZONTE. A AMOSTRAGEM INICIAL FOI DE 40 SUJEITOS, E HOUVE UMA VERTICALIZAÇÃO PARA 8, AO FINAL DO PROCESSO INVESTIGATIVO. O INSTRUMENTO DE PESQUISA INICIAL CONSTOU DE UM QUESTIONÁRIO PILOTO QUE, BALIZOU POSTERIORMENTE OS DEMAIS INSTRUMENTOS UTILIZADOS, SENDO ELES: QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO, PRODUÇÕES DE DESENHOS DA IMAGEM DE BELEZA IDEAL E DA AUTO-IMAGEM E APROFUNDAMENTO DOS DADOS ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE UM GRUPO FOCAL. A PESQUISA ORGANIZOU A ANÁLISE EM ALGUNS QUADROS DE REFERÊNCIAS NORTEADORES: A CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DE BELEZA, AS CATEGORIAS ESTÉTICAS APONTADAS PELOS SUJEITOS E AS MEDIAÇÕES SOCIAIS. BUSCAMOS NOS CAMPOS DO CONHECIMENTO PREDOMINANTEMENTE DA SOCIOLOGIA