dc.contributor.advisor |
DINIS, Nilson Fernandes |
pt_BR |
dc.contributor.author |
LIMA, Francis Madlener De |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
PR |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T18:32:15Z |
|
dc.date.available |
2009-03-14T18:32:15Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier |
Mestrado |
pt_BR |
dc.identifier |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.identifier |
EXCLUSIVO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1740 |
|
dc.description |
BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ |
pt_BR |
dc.description.abstract |
BUSCOU-SE COM ESTA PESQUISA UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS PRESENTES NAS FALAS DO/S FUTUROS/AS PROFESSORES E PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO QUE TANGE A QUESTÃO DA DIVERSIDADE SEXUAL, MAIS ESPECIFICAMENTE A HOMOSSEXUALIDADE. PARA TAL, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO E TAMBÉM COM A EXIBIÇÃO DE UM VÍDEO EDUCATIVO E POSTERIOR DISCUSSÃO COM OS/AS ALUNOS/AS A PARTIR DAS IDÉIAS EXPOSTAS NO VÍDEO. REALIZOU-SE INICIALMENTE UMA BREVE REVISÃO DAS PRINCIPAIS IDÉIAS FOUCAULTIANAS E DE QUE FORMA ELAS AUXILIAM EM UMA PESQUISA VOLTADA PARA OS DISCURSOS DA HOMOSSEXUALIDADE NESTE ESPAÇO ACADÊMICO. UMA VEZ QUE A HOMOSSEXUALIDADE SE CONSTITUI ENQUANTO OBJETO A PARTIR DO ADVENTO DO DISPOSITIVO DA SEXUALIDADE EM UM MOMENTO HISTÓRICO ESPECÍFICO, FAZ-SE NECESSÁRIO ANALISAR QUAIS DISCURSOS VÊM SENDO ARTICULADOS EM TORNO DO TEMA E QUE TIPO DE ESTRATÉGIAS, EFEITOS E RESISTÊNCIAS VÊM SENDO ESTABELECIDOS DESDE ENTÃO EM RELAÇÃO À SEXUALIDADE. COMO O DISCURSO DA SEXUALIDADE FAZ PARTE DAS CONSTRUÇÕES SOCIAIS E INDIVIDUAIS, ELE ESTÁ PRESENTE EM TODAS AS INSTÂNCIAS DA VIDA SOCIAL, SENDO DELIMITADO E REGULADO DE DIFERENTES FORMAS NOS DIFERENTES ESPAÇOS, ENTRE ELES A ESCOLA E NESTE CASO ESPECÍFICO A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ATRAVÉS, DENTRE OUTRAS FORMAS, DAS AÇÕES DAS/OS PROFESSORAS/ES. ASSIM É FUNDAMENTAL VISLUMBRAR A FUNÇÃO QUE ESTA DISCIPLINA VEM ASSUMINDO NA SOCIEDADE, PERCEBENDO DE QUE FORMA ESSA ÁREA DO CONHECIMENTO VEM INTERFERINDO NAS CONSTRUÇÕES DAS SUBJETIVIDADES DE ALUNOS E ALUNAS NO ESPAÇO ESCOLAR, LEVANDO-SE EM CONTA OS ASPECTOS LIGADOS AO DISCURSO TANTO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO DAQUELE VOLTADO PARA UMA SEXUALIDADE REGULADA E NORMATIZADA. |
pt_BR |
dc.format.extent |
436594 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ |
pt_BR |
dc.subject |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.subject |
EDUCAÇÃO FÍSICA |
pt_BR |
dc.subject |
HOMOSSEXUALIDADE |
pt_BR |
dc.subject.other |
JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO |
pt_BR |
dc.subject.other |
GÊNERO - identidades de gênero |
pt_BR |
dc.title |
O DISCURSO DA HOMOSSEXUALIDADE NO UNIVERSO ESCOLAR: UM ESTUDO NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA |
pt_BR |