DSpace/Manakin Repository

O DISCURSO DA HOMOSSEXUALIDADE NO UNIVERSO ESCOLAR: UM ESTUDO NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor DINIS, Nilson Fernandes pt_BR
dc.contributor.author LIMA, Francis Madlener De pt_BR
dc.coverage.spatial PR pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:32:15Z
dc.date.available 2009-03-14T18:32:15Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1740
dc.description BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ pt_BR
dc.description.abstract BUSCOU-SE COM ESTA PESQUISA UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS PRESENTES NAS FALAS DO/S FUTUROS/AS PROFESSORES E PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO QUE TANGE A QUESTÃO DA DIVERSIDADE SEXUAL, MAIS ESPECIFICAMENTE A HOMOSSEXUALIDADE. PARA TAL, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO E TAMBÉM COM A EXIBIÇÃO DE UM VÍDEO EDUCATIVO E POSTERIOR DISCUSSÃO COM OS/AS ALUNOS/AS A PARTIR DAS IDÉIAS EXPOSTAS NO VÍDEO. REALIZOU-SE INICIALMENTE UMA BREVE REVISÃO DAS PRINCIPAIS IDÉIAS FOUCAULTIANAS E DE QUE FORMA ELAS AUXILIAM EM UMA PESQUISA VOLTADA PARA OS DISCURSOS DA HOMOSSEXUALIDADE NESTE ESPAÇO ACADÊMICO. UMA VEZ QUE A HOMOSSEXUALIDADE SE CONSTITUI ENQUANTO OBJETO A PARTIR DO ADVENTO DO DISPOSITIVO DA SEXUALIDADE EM UM MOMENTO HISTÓRICO ESPECÍFICO, FAZ-SE NECESSÁRIO ANALISAR QUAIS DISCURSOS VÊM SENDO ARTICULADOS EM TORNO DO TEMA E QUE TIPO DE ESTRATÉGIAS, EFEITOS E RESISTÊNCIAS VÊM SENDO ESTABELECIDOS DESDE ENTÃO EM RELAÇÃO À SEXUALIDADE. COMO O DISCURSO DA SEXUALIDADE FAZ PARTE DAS CONSTRUÇÕES SOCIAIS E INDIVIDUAIS, ELE ESTÁ PRESENTE EM TODAS AS INSTÂNCIAS DA VIDA SOCIAL, SENDO DELIMITADO E REGULADO DE DIFERENTES FORMAS NOS DIFERENTES ESPAÇOS, ENTRE ELES A ESCOLA E NESTE CASO ESPECÍFICO A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ATRAVÉS, DENTRE OUTRAS FORMAS, DAS AÇÕES DAS/OS PROFESSORAS/ES. ASSIM É FUNDAMENTAL VISLUMBRAR A FUNÇÃO QUE ESTA DISCIPLINA VEM ASSUMINDO NA SOCIEDADE, PERCEBENDO DE QUE FORMA ESSA ÁREA DO CONHECIMENTO VEM INTERFERINDO NAS CONSTRUÇÕES DAS SUBJETIVIDADES DE ALUNOS E ALUNAS NO ESPAÇO ESCOLAR, LEVANDO-SE EM CONTA OS ASPECTOS LIGADOS AO DISCURSO TANTO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO DAQUELE VOLTADO PARA UMA SEXUALIDADE REGULADA E NORMATIZADA. pt_BR
dc.format.extent 436594 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO FÍSICA pt_BR
dc.subject HOMOSSEXUALIDADE pt_BR
dc.subject.other JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO pt_BR
dc.subject.other GÊNERO - identidades de gênero pt_BR
dc.title O DISCURSO DA HOMOSSEXUALIDADE NO UNIVERSO ESCOLAR: UM ESTUDO NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto