Abstract:
BUSCOU-SE COM ESTA PESQUISA UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS PRESENTES NAS FALAS DO/S FUTUROS/AS PROFESSORES E PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO QUE TANGE A QUESTÃO DA DIVERSIDADE SEXUAL, MAIS ESPECIFICAMENTE A HOMOSSEXUALIDADE. PARA TAL, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO E TAMBÉM COM A EXIBIÇÃO DE UM VÍDEO EDUCATIVO E POSTERIOR DISCUSSÃO COM OS/AS ALUNOS/AS A PARTIR DAS IDÉIAS EXPOSTAS NO VÍDEO. REALIZOU-SE INICIALMENTE UMA BREVE REVISÃO DAS PRINCIPAIS IDÉIAS FOUCAULTIANAS E DE QUE FORMA ELAS AUXILIAM EM UMA PESQUISA VOLTADA PARA OS DISCURSOS DA HOMOSSEXUALIDADE NESTE ESPAÇO ACADÊMICO. UMA VEZ QUE A HOMOSSEXUALIDADE SE CONSTITUI ENQUANTO OBJETO A PARTIR DO ADVENTO DO DISPOSITIVO DA SEXUALIDADE EM UM MOMENTO HISTÓRICO ESPECÍFICO, FAZ-SE NECESSÁRIO ANALISAR QUAIS DISCURSOS VÊM SENDO ARTICULADOS EM TORNO DO TEMA E QUE TIPO DE ESTRATÉGIAS, EFEITOS E RESISTÊNCIAS VÊM SENDO ESTABELECIDOS DESDE ENTÃO EM RELAÇÃO À SEXUALIDADE. COMO O DISCURSO DA SEXUALIDADE FAZ PARTE DAS CONSTRUÇÕES SOCIAIS E INDIVIDUAIS, ELE ESTÁ PRESENTE EM TODAS AS INSTÂNCIAS DA VIDA SOCIAL, SENDO DELIMITADO E REGULADO DE DIFERENTES FORMAS NOS DIFERENTES ESPAÇOS, ENTRE ELES A ESCOLA E NESTE CASO ESPECÍFICO A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ATRAVÉS, DENTRE OUTRAS FORMAS, DAS AÇÕES DAS/OS PROFESSORAS/ES. ASSIM É FUNDAMENTAL VISLUMBRAR A FUNÇÃO QUE ESTA DISCIPLINA VEM ASSUMINDO NA SOCIEDADE, PERCEBENDO DE QUE FORMA ESSA ÁREA DO CONHECIMENTO VEM INTERFERINDO NAS CONSTRUÇÕES DAS SUBJETIVIDADES DE ALUNOS E ALUNAS NO ESPAÇO ESCOLAR, LEVANDO-SE EM CONTA OS ASPECTOS LIGADOS AO DISCURSO TANTO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO DAQUELE VOLTADO PARA UMA SEXUALIDADE REGULADA E NORMATIZADA.