DSpace/Manakin Repository

A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e genitores percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor ABREU, Mara Alice Fernandes De pt_BR
dc.contributor.author GARCIA, Antonio Miguel pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:32:13Z
dc.date.available 2009-03-14T18:32:13Z
dc.date.issued 2003 pt_BR
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1731
dc.description Biblioteca da UNESP - Campus de Bauru pt_BR
dc.description.abstract A sexualidade tem sido considerada um atributo do ser humano, que se desenvolve dentro de seus aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais. Com o propósito de se investigar como pensam os professores, alunos e genitores sobre a sexualidade humana e sobre o papel da escola na orientação sexual de seus alunos, foram aplicados questionários nesses três segmentos e realizadas entrevistas semiestruturadas com professores e alunos, junto ao ensino fundamental de duas escolas públicas estaduais, uma no centro e outra da periferia pertencentes ao município de Bauru. Considerando-se o envolvimento da família no ambiente escolar, foram apontados aspectos, expressos pelos três segmentos investigados e pela literatura consultada, os quais devem ser considerados na elaboração de uma proposta de orientação sexual. Os resultados ressaltam, quando da elaboração de um programa de orientação sexual na escola, a necessidade de se proporcionar momentos de reflexão dos três segmentos envolvidos, em relação aos aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais da sexualidade humana, no sentido de proporcionar aos professores, a reconstrução de sua sexualidade colaborando em sua atuação como elemento de formação; aos jovens, as concepções e informações necessárias ao desenvolvimento sociocultural de sua sexualidade, possibilitando que os mesmos sejam capazes de elaborar sua própria conduta e descobrir suas capacidades e proporcionando aos pais a ampliação dos conhecimentos em direção à diversidade de valores existentes na sociedade, constituindo-os elementos colaboradores para com a escola. pt_BR
dc.format.extent 789432 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNESP - BAURU pt_BR
dc.subject SEXUALIDADE pt_BR
dc.subject ORIENTAÇÃO SEXUAL pt_BR
dc.subject ENSINO FUNDAMENTAL pt_BR
dc.subject ESCOLA PÚBLICA pt_BR
dc.subject.other JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO pt_BR
dc.subject.other GÊNERO - educação sexual pt_BR
dc.title A orientação sexual na escola: como os professores, alunos e genitores percebem a sexualidade e o papel da escola na orientação sexual pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto