Abstract:
A SEXUALIDADE TEM SIDO CONSIDERADA UM ATRIBUTO DO SER HUMANO, QUE SE DESENVOLVE DENTRO DE SEUS ASPECTOS BIOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS E SOCIOCULTURAIS. COM O PROPÓSITO DE SE INVESTIGAR COMO PENSAM OS PROFESSORES, ALUNOS E GENITORES SOBRE A SEXUALIDADE HUMANA E SOBRE O PAPEL DA ESCOLA NA ORIENTAÇÃO SEXUAL DE SEUS ALUNOS, FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS NESSES TRÊS SEGMENTOS E REALIZADAS ENTREVISTAS SEMI ESTRUTURADAS COM PROFESSORES E ALUNOS, JUNTO AO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS, UMA NO CENTRO E OUTRA DA PERIFERIA PERTENCENTES AO MUNICÍPIO DE BAURU. CONSIDERANDO-SE O ENVOLVIMENTO DA FAMÍLIA NO AMBIENTE ESCOLAR, FORAM APONTADOS ASPECTOS, EXPRESSOS PELOS 3 SEGMENTOS INVESTIGADOS E PELA LITERATURA CONSULTADA, OS QUAIS DEVEM SER CONSIDERADOS NA ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ORIENTAÇÃO SEXUAL. OS RESULTADOS RESSALTAM, QUANDO DA ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA, A NECESSIDADE DE SE PROPORCIONAR MOMENTOS DE REFLEXÃO DOS 3 SEGMENTOS ENVOLVIDOS, EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS BIOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS E SOCIOCULTURAIS DA SEXUALIDADE HUMANA, NO SENTIDO DE PROPORCIONAR AOS PROFESSORES, A RECONSTRUÇÃO DE SUA SEXUALIDADE COLABORANDO EM SUA ATUAÇÃO COMO ELEMENTO DE FORMAÇÃO; AOS JOVENS, AS CONCEPÇÕES E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS AO DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL DE SUA SEXUALIDADE, POSSIBILITANDO QUE OS MESMOS SEJAM CAPAZES DE ELABORAR SUA PRÓPRIA CONDUTA E DESCOBRIR SUAS CAPACIDADE E PROPORCIONANDO AOS PAIS A AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS EM DIREÇÃO À DIVERSIDADE DE VALORES EXISTENTES NA SOCIEDADE, CONSTITUINDO-OS ELEMENTOS COLABORADORES PARA COM A ESCOLA