Resumo:
ESTA PESQUISA TEM POR FINALIDADE INVESTIGAR DIFERENTES CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO A RESPEITO DAS SEXUALIDADES. A METODOLOGIA EMPREGADA PARA VIABILIZAR O TRABALHO BASEOU-SE EM UMA PESQUISA-AÇÃO, REALIZADA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PELOTAS, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. A INVESTIGADORA, PROFESSORA DE BIOLOGIA DA REFERIDA INSTITUIÇÃO, PROPÕE DEBATES SOBRE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, COMO, POR EXEMPLO, A SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA, SOBRE PROBLEMAS COMO A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, BEM COMO SOBRE A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES SEXUAIS DOS SUJEITOS, DESENVOLVENDO PRINCIPALMENTE OFICINAS DE ESTUDOS. ESTAS OFICINAS FORAM REALIZADAS COM DOIS GRUPOS DE ESTUDANTES, UM CONSTITUÍDO POR MENINAS ADOLESCENTES ENTRE 14, 15 ANOS E OUTRO POR HOMENS ADULTOS NA FAIXA ETÁRIA DOS 25 AOS 46 ANOS, AMBOS CURSANDO A PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. O REFERENCIAL TEÓRICO ESTÁ EMBASADO EM AUTORES QUE DEBATEM A QUESTÃO DA SEXUALIDADE NUMA PERSPECTIVA PÓS-ESTRUTURALISTA, TAIS COMO GUACIRA LOPES LOURO, JEFFREY WEEKS, RICHARD PARKER, DEBORA BRITZMAN, DENTRE OUTROS. A ANÁLISE PARTIU DA CONSTATAÇÃO DE QUE O UNIVERSO DOS DOIS GRUPOS DE ESTUDANTES INVESTIGADOS É PERMEADO PRINCIPALMENTE PELOS APARATOS TECNOLÓGICOS INERENTES À GLOBALIZAÇÃO (FILMES, JORNAIS, REVISTAS, MÍDIA, ETC.), QUE TENDEM A CONSTITUIR O OLHAR SOBRE O CORPO E A SEXUALIDADE. AS CATEGORIAS TEÓRICAS LEVANTADAS E ANALISADAS FORAM: ORIENTAÇÃO SEXUAL, IDENTIDADE SEXUAL E PREFERÊNCIA SEXUAL. CONCLUIU-SE QUE OS SUJEITOS SÃO PARTICIPANTES ATIVOS NA CONSTRUÇÃO DE SUAS IDENTIDADES, SENDO NECESSÁRIO VIVER E/OU CONVIVER COM AS PARADOXOS, POIS AS IDENTIDADES CONSTANTEMENTE ESTÃO SE CONSTITUINDO, EVIDENCIANDO PLURALIDADE, INCOERÊNCIA E CONTRADIÇÕES NESTE PROCESSO.