DSpace Repository

EDUCAÇÃO CIDADÃ - UMA ANÁLISE SOBRE AS MOTIVAÇÕES E ASPIRAÇÕES DOS ALUNOS DA EDUCAFRO - UM ESTUDO DE IDEOLOGIA

Show simple item record

dc.contributor.advisor SAES, Décio Azevedo Marques De pt_BR
dc.contributor.author VALERIANO, Sandra Maria Dos Santos pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:31:32Z
dc.date.available 2009-03-14T18:31:32Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1722
dc.description DR. JALMAR BOWDEN pt_BR
dc.description.abstract ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO CONHECER, DISCUTIR E ANALISAR AS MOTIVAÇÕES E ASPIRAÇÕES DOS ALUNOS INSERIDOS NOS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES PARA NEGROS E CARENTES DA ONG EDUCAFRO, BEM COMO A INSERÇÃO DESSES JOVENS NO ENSINO SUPERIOR E NO MERCADO DE TRABALHO, CONSIDERANDO OS MECANISMOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO DOS NEGROS NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO.DENTRE MUITOS ESTUDOS IMPORTANTES, QUE ABORDAM A TEMÁTICA DO NEGRO NO SISTEMA EDUCACIONAL, GOSTARÍAMOS DE DESTACAR OS MOVIMENTOS SOCIAIS, DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA, A DISSERTAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES POPULARES, APRESENTADA AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO, COMO REQUISITO PARCIAL À OBTENÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE DE ALEXANDRE DO NASCIMENTO . UERJ . UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EM 1999 E A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DE CRISTIANE MARIA RIBEIRO SOB O TÍTULO ANTI-RACISMO E EDUCAÇÃO: O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DAS LIDERANÇAS NEGRAS DE UBERLÂNDIA EM 2000. A LEITURA DESSAS OBRAS FOI ESSENCIAL PARA O ENCAMINHAMENTO DOS ESTUDOS QUE INTEGRAM ESTE TRABALHO, UMA VEZ QUE ARGUMENTAM SOBRE A DÍVIDA SOCIAL QUE O BRASIL TEM COM OS AFRO-DESCENDENTES NO SISTEMA EDUCACIONAL. DESTACAMOS TAMBÉM O PROFESSOR, ESCRITOR E ATIVISTA DOS DIREITOS HUMANOS, O HISTORIADOR NEGRO NASCIDO NOS EUA, JOHN HOPE FRANKLIN DECLARA QUE AS POLÍTICAS COMPENSATÓRIAS FORAM APLICADAS DESDE A DÉCADA DE SESSENTA. ESSAS POLÍTICAS PRETENDIAM OFERECER AOS AFRO-AMERICANOS A CHANCE DE PARTICIPAR DAS MUDANÇAS SOCIAIS. DE MODO QUE AS UNIVERSIDADES FORAM OBRIGADAS A IMPLANTAR POLÍTICAS DE COTAS E TAMBÉM IMPLANTAR PROCEDIMENTOS QUE FOSSEM FAVORÁVEIS À POPULAÇÃO NEGRA. NO BRASIL, ESSA LUTA ESTÁ SENDO ORGANIZADA PELA ONG EDUCAFRO QUE VEM DESENVOLVENDO HÁ ALGUNS ANOS MECANISMOS DE INCLUSÃO SOCIAL, JUSTIFICANDO-OS POR MEIO DA NECESSIDADE DE COMPENSAR OS NEGROS PELA DISCRIMINAÇÃO SOFRIDA NO PASSADO, BENEFICIANDO DE ALGUMA FORMA ESSA PORCENTAGEM DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. NO DECORRER DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ENCONTRAMOS, POR MEIO DAS DIVERSAS OBRAS CONSULTADAS, UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO DOS AUTORES COM A QUESTÃO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS COMO MEIO DE COMPENSAR A POPULAÇÃO NEGRA, APESAR DA RESISTÊNCIA POR PARTE DAQUELES QUE TEMEM O PROGRESSO SOCIAL DOS NEGROS, NO ENTANTO, PESQUISAS RECENTES INDICAM CAMINHOS PARA REVERTER ESSE QUADRO NEGATIVO. DIANTE DESSA REALIDADE, FICA O GRANDE DESAFIO: O QUE MOTIVA E QUAIS SÃO AS METAS DOS PROFESSORES QUE MINISTRAM VOLUNTARIAMENTE AULAS NOS CURSINHOS COMUNITÁRIOS? O QUE ALMEJAM OS ALUNOS COM O SEU ACESSO NO ENSINO SUPERIOR? A PESQUISA CONFIRMOU QUE OS ALUNOS DO NÚCLEO ESTUDADO BUSCAM NA ONG EDUCAFRO UMA FORMA ALTERNATIVA DE INSERÇÃO NO ENSINO SUPERIOR E, QUE ESSA INSERÇÃO OS MOTIVA E OS INSPIRA NO VISLUMBRE DE SE COLOCAREM TAMBÉM NO MERCADO DE TRABALHO. VALE RESSALTAR QUE O PRESENTE ESTUDO NÃO TEM A PRETENSÃO DE ESGOTAR O ASSUNTO, MAS DE ABRIR ESPAÇOS PARA NOVOS QUESTIONAMENTOS. pt_BR
dc.format.extent 530182 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO pt_BR
dc.subject CIDADANIA pt_BR
dc.subject INCLUSÃO pt_BR
dc.subject AÇÃO AFIRMATIVA pt_BR
dc.title EDUCAÇÃO CIDADÃ - UMA ANÁLISE SOBRE AS MOTIVAÇÕES E ASPIRAÇÕES DOS ALUNOS DA EDUCAFRO - UM ESTUDO DE IDEOLOGIA pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context