Abstract:
NO MUNDO MODERNO, A EDUCAÇÃO TEM SE TORNADO, CADA VEZ MAIS, UM IMPORTANTE FATOR DE EXPLICAÇÃO DO ALCANCE OCUPACIONAL DOS INDIVÍDUOS, E, AO MESMO TEMPO, TEM OCUPADO UM LUGAR CENTRAL NA ANÁLISE DA ESTRATIFICAÇÃO E DA MOBILIDADE SOCIAL. NOS ESTUDOS RECENTES SOBRE DESIGUALDADES NO BRASIL HÁ UMA TENDÊNCIA EM DIAGNOSTICAR A REPRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES HISTÓRICAS, NO QUE DIZ RESPEITO AO ALCANCE EDUCACIONAL E OCUPACIONAL DA POPULAÇÃO BRANCA E NEGRA. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO DISCUTIR O PROCESSO SOCIAL DE CONSTRUÇÃO DAS EXPECTATIVAS E ASPIRAÇÕES EDUCACIONAIS E OCUPACIONAIS, ALÉM DE INVESTIGAR, DE FORMA COMPARADA, AS ASPIRAÇÕES OCUPACIONAIS DE JOVENS ESTUDANTES NEGROS E BRANCOS DA CIDADE DE BELO HORIZONTE. OS RESULTADOS INDICAM QUE, UMA ANÁLISE ADEQUADA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS EXPECTATIVAS E ASPIRAÇÕES, DEVA CONSIDERAR UMA MULTIDIMENSIONALIDADE DE FATORES, INCLUINDO UM CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS, BEM COMO UM CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS SOCIOPSICOLÓGICAS. OS RESULTADOS INDICAM AINDA QUE, DE PAR EM PAR COM AS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS EXISTENTES ENTRE A POPULAÇÃO BRANCA E NEGRA NO BRASIL, AS ASPIRAÇÕES OCUPACIONAIS DE ESTUDANTES NEGROS E BRANCOS TAMBÉM SÃO DESIGUAIS, MAIS OTIMISTAS ENTRE OS ESTUDANTES BRANCOS E MENOS OTIMISTAS ENTRE OS ESTUDANTES NEGROS.