Abstract:
ESTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA PESQUISA CUJO OBJETIVO FOI ESTUDAR OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES PARA NEGROS E CARENTES, OS PVNC, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ENTRE OS ANOS 2001/2002. CARACTERIZANDO-SE COMO MOVIMENTO SOCIAL, O PVNC PROMOVE A CAPACITAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PARA PRESTAREM EXAME VESTIBULAR. CADA NÚCLEO DO PVNC SE CONSTITUI, SEGUNDO OS SUJEITOS, NUM ESPAÇO COLETIVO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE AFRODESCENDENTES E POBRES, EM BUSCA DE ASCENSÃO SOCIAL, POR INTERMÉDIO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. O PROJETO, DESENVOLVIDO POR MEIO DE TRABALHO VOLUNTÁRIO, AO INCENTIVAR OS JOVENS ESTUDANTES A INGRESSAR NA UNIVERSIDADE PRETENDE QUE ELES SE TORNEM NOVAS LIDERANÇAS, CAPACITADAS PARA LUTAR CONTRA O RACISMO E A EXCLUSÃO SOCIAL. OS NÚCLEOS, LOCALIZADOS EM LOCAIS DOTADOS DE RECURSOS ESCASSOS, AO EXPANDIREM-SE NUMERICAMENTE, GANHARAM ESPAÇO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E NO INTERIOR DAS UNIVERSIDADES. A VISIBILIDADE DO PVNC ESTÁ PROVOCANDO NOVAS DISCUSSÕES SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO/RACIAIS NO BRASIL, PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO ÀS POLÍTICAS AFIRMATIVAS