Abstract:
ESSE TRABALHO TEM COMO OBJETO DE ANÁLISE, INVESTIGAR A TRAJETÓRIA ESCOLAR E SOCIAL DE JOVENS NEGROS E NEGRAS MATRICULADOS NO ENSINO MÉDIO, MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS REGIME PRESENCIAL, A FIM DE COMPREENDER QUAIS SERIAM OS FATORES DETERMINANTES QUE EXPLICAM O ABANDONO E, POSTERIORMENTE, O RETORNO AO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DOS MESMOS NESSE NÍVEL E MODALIDADE DE ENSINO NA CIDADE DE CUIABÁ/MATO GROSSO. UTILIZAMOS AS CONTRIBUIÇÕES DA TRADIÇÃO MARXISTA PARA COMPREENDERMOS SE AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA DIVERSIDADE DE ESPAÇOS DESSA TRAJETÓRIA ESCOLAR E SOCIAL, CONSTITUÍRAM OU NÃO FATOR DETERMINANTE A ESSE RETORNO À ESCOLA. A ABORDAGEM DA PESQUISA É QUALITATIVA E UTILIZOU OS SEGUINTES PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO; REVISÃO DA LITERATURA; MAPEAMENTO DOS JOVENS NEGROS E NEGRAS MATRICULADOS NO ENSINO MÉDIO, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS NA CIDADE DE CUIABÁ; SELEÇÃO DOS SUJEITOS PARA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTA SEMI - ESTRUTURADA; LEVANTAMENTO DA TRAJETÓRIA DE VIDA DOS JOVENS E ANÁLISE DOS DADOS, AVANÇANDO NA COMPREENSÃO DAS DETERMINAÇÕES QUE CONSTITUEM O PROBLEMA DE PESQUISA.