Abstract:
ESTA PESQUISA BUSCA CARACTERIZAR A EXCLUSÃO ÉTNICA DO NEGRO COMO UMA DAS FACES DO FRACASSO ESCOLAR. ESTE FOCO ESTABELECE CONEXÕES COM A PRODUÇÃO HISTÓRICA DO RACISMO E DA DISCRIMINAÇÃO, QUE TEM PRODUZIDO FORMAS ESTEREOTIPADAS DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA IDENTIDADE E DO LUGAR DO NEGRO NA SOCIEDADE. PROCURA ANALISAR COMO OS ADOLESCENTES NEGROS, ALUNOS DO SUPLETIVO NOTURNO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA EM UM BAIRRO EMPOBRECIDO, MARCADOS PELA REPROVAÇÃO, REPETÊNCIA E EVASÃO ESCOLAR, RE-ELABORAM ESSAS IMAGENS NEGATIVAS NA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE E NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS. FAÇO APROXIMAÇÕES TEÓRICAS LIGADAS À FORMULAÇÃO E BUSCA DE ENFOQUES HISTORIOGRÁFICOS, SOCIOLÓGICOS E EDUCACIONAIS QUE AJUDEM A EXPLICITAR A HISTÓRIA DE NOSSA FORMAÇÃO SOCIAL, O CARÁTER DA DISCRIMINAÇÃO ÉTNICA E SOCIAL DO NEGRO, DA NATUREZA EXCLUDENTE DO ESTADO E DO FRACASSO ESCOLAR, COMO UMA FACE DA EXCLUSÃO ÉTNICA DO NEGRO. ATRAVÉS DOS DADOS ETNOGRÁFICOS, E DAS FALAS DOS ALUNOS E PROFESSORAS, BUSCO PERCEBER COMO AS MANIFESTAÇÕES DE RACISMO E DISCRIMINAÇÃO; E COMO ESSAS CATEGORIAS, QUANDO PERCEBIDAS, PODEM CONTRIBUIR, DE FORMA DIALÉTICA, PARA PROCESSOS DE INCLUSÃO E DE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS.