DSpace/Manakin Repository

AÇÃO AFIRMATIVA: O IMPACTO DA POLÍTICA DE COTAS NA ESDI (ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL UERJ)

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor OLIVEIRA, Iolanda De pt_BR
dc.contributor.author SACRAMENTO, Monica Pereira Do pt_BR
dc.coverage.spatial RJ pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:31:27Z
dc.date.available 2009-03-14T18:31:27Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1697
dc.description BIBLIOTECA CENTRAL DO GRAGOATÁ pt_BR
dc.description.abstract ESTE TRABALHO TEM COMO TEMÁTICA CENTRAL A ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS ALUNOS INGRESSANTES NOS VESTIBULARES 2003 E 2004 NA ESDI ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL ATRAVÉS DA IMPLEMENTAÇÃO DA MODALIDADE DE COTAS RACIAIS, DETERMINADA A PARTIR DA PROMULGAÇÃO DAS LEIS NÚMERO 3.708/01 E 4.151/03, UMA VEZ QUE A PRESENÇA DE ESTUDANTES NEGROS NA INSTITUIÇÃO APRESENTAVA-SE, ATÉ ENTÃO, INCIPIENTE. ATRAVÉS DE PESQUISA EMPÍRICA E INTERPRETAÇÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA DOS DADOS SOBRE ESTA EXPERIÊNCIA PIONEIRA NO ENSINO SUPERIOR, O TRABALHO BUSCA, TRAÇAR O PERFIL DESTES JOVENS E AS MOTIVAÇÕES QUE OS LEVARAM A ESCOLHER A CARREIRA DE DESIGN, CONSIDERADA PELA SOCIEDADE COMO DE ALTO PRESTÍGIO. AS EXPERIÊNCIAS RELATADAS PELOS ESTUDANTES NEGROS - PRETOS E PARDOS - A PARTIR DE SUA ENTRADA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA REVELAM QUE HÁ EM CURSO UMA TRANSFORMAÇÃO SILENCIOSA NA INSTITUIÇÃO NO QUE ALGUNS CHAMAM DE TROPICALIZAÇÃO DO DESIGN E QUE PARA ALÉM DAS OPINIÕES DIVERSAS FORMADAS A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DA MEDIDA, O IMPACTO DA ENTRADA DESTES ESTUDANTES NA ESDI APONTA PARA UMA REVISÃO DOS PROCESSOS DE ADMISSÃO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR E EM ESPECIAL, NAS CARREIRAS CONSIDERADAS SOCIALMENTE COMO DE ALTO PRESTÍGIO. O TRABALHO REVELA QUE A AMPLIAÇÃO DAS EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES E A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS FUTUROS MARCAM COMO CARACTERÍSTICA CENTRAL ESTA EXPERIÊNCIA E QUE HÁ HETEROGENEIDADE DENTRO DO HOMOGÊNEO NESTE CASO A ADOÇÃO DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA MODALIDADE DE COTAS, DESFAZENDO, ASSIM, MITOS E GENERALIZAÇÕES EM TORNO DA ADMISSÃO DESTES JOVENS. pt_BR
dc.format.extent 1719696 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE pt_BR
dc.subject ENSINO SUPERIOR pt_BR
dc.subject AÇÃO AFIRMATIVA pt_BR
dc.subject RELAÇÕES RACIAIS pt_BR
dc.subject.other JOVENS NEGROS pt_BR
dc.subject.other JOVENS NEGROS - A questão racial no ensino superior pt_BR
dc.title AÇÃO AFIRMATIVA: O IMPACTO DA POLÍTICA DE COTAS NA ESDI (ESCOLA SUPERIOR DE DESENHO INDUSTRIAL UERJ) pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto