DSpace Repository

Políticas de ação afirmativa e ensino superior: A experiência do curso de graduação em Serviço Social da PUC-Rio

Show simple item record

dc.contributor.advisor CANDAU, Vera Maria Ferrão pt_BR
dc.contributor.author ALMEIDA, Mônica Andréa Oliveira pt_BR
dc.coverage.spatial RJ pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:31:23Z
dc.date.available 2009-03-14T18:31:23Z
dc.date.issued 2003 pt_BR
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1680
dc.description BS de Educação pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa focaliza questões sobre as relações entre educação e diversidade cultural, temática emergente no campo da educação, que vem sendo trabalhada mais especificamente na educação básica e que passou a ser enfocada no ensino superior com a implementação das chamadas "ações afirmativas". Tais políticas têm como objetivo superar as desvantagens que negros, mulheres e outros grupos discriminados sofreram e, para isso, buscam promover a igualdade entre os diferentes grupos que compõem a sociedade. A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) vem desenvolvendo, desde 1994, um projeto em "parceria" com diversos pré-vestibulares comunitários e, mais especificamente, com o PVNC (Pré-Vestibular para Negros e Carentes) de concessão de bolsas integrais de estudo para os afrodescendentes que obtiverem aprovação no exame de vestibular. No contexto desse projeto destaca-se o curso de graduação em Serviço Social, que possui 98% de alunos(as) oriundos(as) de pré-vestibulares comunitários. A pesquisa realizada buscou compreender como se configura a experiência desse curso de graduação dentro do universo da PUC-Rio, suas características, dificuldades, conquistas e desafios, a partir do ponto de vista de seus diferentes atores. Para isso, foram entrevistadas nove professoras, um aluno e quinze alunas do curso em questão. pt_BR
dc.format.extent 1907677 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro pt_BR
dc.subject ENSINO SUPERIOR pt_BR
dc.subject DIVERSIDADE CULTURAL pt_BR
dc.subject MULTICULTURALISMO pt_BR
dc.subject.other JOVENS NEGROS pt_BR
dc.subject.other JOVENS NEGROS - A questão racial no ensino superior pt_BR
dc.title Políticas de ação afirmativa e ensino superior: A experiência do curso de graduação em Serviço Social da PUC-Rio pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context