Abstract:
A PRESENTE PESQUISA TRATA DA RELAÇÃO RACIAL ENTRE ALUNOS NEGROS, BRANCOS E BUGRES (DESCENDENTES INDÍGENAS) EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT. BUSCOU-SE COM A PESQUISA IDENTIFICAR AS INCIDÊNCIAS DE PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO COTIDIANO ESCOLAR, PARTICULARMENTE NA RELAÇÃO ALUNO-ALUNO. PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA, FORAM UTILIZADOS TRÊS TIPOS DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: A) OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE; B) ENTREVISTA FOCAL; C) ENTREVISTA INDIVIDUAL, ESTA ÚLTIMA RESERVADA PARA IDENTIFICAR A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS RELAÇÕES RACIAIS ENTRE ALUNOS. OS RESULTADOS APONTAM PARA A EXISTÊNCIA DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL NA RELAÇÃO ALUNO-ALUNO, PRINCIPALMENTE CONTRA ALUNOS NEGROS. AS ATITUDES VARIADAS DE COMPORTAMENTOS RACISTAS DOS ALUNOS BRANCOS INDICAM UM QUADRO DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL QUE SUGERE UMA RETRANSMISSÃO DE SENTIMENTOS RACISTAS PELA FAMÍLIA, QUE SÃO EXERCITADOS NA ESCOLA. ESTA, POR SUA VEZ, COLABORA COM A MANUTENÇÃO E CONTINUIDADE DO RACISMO, DADO O SILENCIAMENTO DO PROFESSOR E O TRATAMENTO ÀS OFENSAS RACIAIS ENTRE ALUNOS COMO UM PROBLEMA MENOR.