Repositorio Dspace

ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA INCLUSÃO AUTÔNOMA DO AFRO-BRASILEIRO A PARTIR DE CATEGORIAS REVISITADAS DA MODERNIDADE

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor STRECK, Danilo Romeu pt_BR
dc.contributor.author NETO, João Evangelista Chagas pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:31:22Z
dc.date.available 2009-03-14T18:31:22Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1670
dc.description UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS pt_BR
dc.description.abstract ESTE ESTUDO BUSCA IDENTIFICAR OS MECANISMOS DE EXCLUSÃO SOCIAL DO AFRO-BRASILEIRO A PARTIR DE UM ESPAÇO ESPECÍFICO: A ESCOLA PÚBLICA. PARTINDO DE CATEGORIAS CONCEITUAIS DA MODERNIDADE, TAIS COMO CIDADANIA, INCLUSÃO SOCIAL E IGUALDADE, PROCURO ESTABELECER A COINCIDÊNCIA OU NÃO DE SENTIDOS ENTRE O DISCURSO CONSIDERADO LEGÍTIMO - PROFERIDO NO ESPAÇO FORMAL DE ENSINO - E O SIGNIFICADO ATRIBUÍDO AOS FENÔMENOS SOCIAIS PELOS PESQUISADOS A PARTIR DE SEU ENTORNO. A PARTE EMPÍRICA DESTE ESTUDO FOI REALIZADA COM ALUNOS AFRO-DESCENDENTES DA 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA POPULAR DA PERIFERIA DA REGIÃO METROPOLITANA ATRAVÉS DE UM ESTUDO DE TIPO QUALITATIVO QUE CONTOU, ENTRE OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS, COM O QUESTIONÁRIO INDIVIDUAL E A ENTREVISTA COLETIVA SEMI-ESTRUTURADA. CONCLUÍ, COM BASE NAS EVIDÊNCIAS ENCONTRADAS NO UNIVERSO PESQUISADO, QUE TAIS CATEGORIAS SOBRE AS QUAIS A ESCOLA PÚBLICA ATUA ACRITICAMENTE NÃO ENCONTRAM ECO NA REALIDADE DO ALUNO AFRO-DESCENDENTE. E, AO ATUAR IRREFLETIDAMENTE, TOMANDO POR LEGÍTIMAS CATEGORIAS ESVAZIADAS DE SENTIDO, ACABA IMPEDINDO QUAISQUER ALTERNATIVAS DE CRIAÇÃO DE ESPAÇOS EXISTENCIAIS OUTROS QUE NÃO OS IMPOSTOS PELO PARADIGMA EUROANTROPOCÊNTRICO. pt_BR
dc.format.extent 3552907 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS pt_BR
dc.subject EXCLUSÃO SOCIAL pt_BR
dc.subject AFRO-BRASILEIROS pt_BR
dc.subject ESCOLA PÚBLICA pt_BR
dc.subject.other JOVENS NEGROS pt_BR
dc.subject.other JOVENS NEGROS - Pertencimento étnico-racial pt_BR
dc.title ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA INCLUSÃO AUTÔNOMA DO AFRO-BRASILEIRO A PARTIR DE CATEGORIAS REVISITADAS DA MODERNIDADE pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Contexto