dc.contributor.advisor |
CASALI, Alipio Marcio Dias |
pt_BR |
dc.contributor.author |
ARBACHE, Ana Paula Ribeiro Bastos |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
SP |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T18:31:21Z |
|
dc.date.available |
2009-03-14T18:31:21Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier |
Doutorado |
pt_BR |
dc.identifier |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.identifier |
EXCLUSIVO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1668 |
|
dc.description |
PUC SP |
pt_BR |
dc.description.abstract |
ESTA TESE DE DOUTORADO TEM COMO PROPÓSITO RESPONDER À PERGUNTA: EM QUE MEDIDA A EXPERIÊNCIA INAUGURAL DA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE COTAS RACIAIS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ) EM 2003 RESISTE A UMA CRÍTICA ÉTICA TENDO AS VOZES DOS ESTUDANTES COTISTAS AUTODECLARADOS NEGROS OU PARDOS COMO PROTAGONISTAS? O ESTUDO ORA EXPOSTO TEM COMO OBJETIVO APROFUNDAR TAL DISCUSSÃO COM UM OLHAR ÉTICO SOBRE A POLÍTICA CONTEMPORÂNEA DA RESERVA DE VAGAS/COTAS RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR PARA A REALIZAÇÃO DESSE PROPÓSITO A TESE APRESENTA UM ESTUDO DE CASO REALIZADO NA UERJ EM 2003 2004 E 2005 E BUSCA ANALISÁ-LO CRITICAMENTE DE UM PONTO DE VISTA DA ÉTICA DE ENRIQUE DUSSEL A PESQUISA SOBRE ESSE TEMA FEZ-ME DEBRUÇAR SOBRE A HISTÓRIA DO ENSINO SUPERIOR NO RIO DE JANEIRO PARTICULARMENTE SOBRE A TRAJETÓRIA DA UERJ TAMBÉM LEVOU-ME A ESTUDAR A POSIÇÃO HISTÓRICA DO NEGRO NO RIO DE JANEIRO E DE SEUS MOVIMENTOS E AGENDAS NA PERSPECTIVA DE RELACIONAR AS REIVINDICAÇÕES PASSADAS E AS CONQUISTAS DAS COTAS RACIAIS NA ATUALIDADE COM O INTUITO DE APROFUNDAR O ENTENDIMENTO SOBRE O ASSUNTO TAMBÉM EXAMINEI A CHEGADA E A DIFUSÃO DAS ?AÇÕES AFIRMATIVAS? NO CONTEXTO BRASILEIRO PARA DISCUTIR A POLÍTICA DE COTAS RACIAIS NA UERJ APOIEI-ME TEORICAMENTE NA ?ÉTICA DA LIBERTAÇÃO? DE DUSSEL (2002) CONSIDEREI-A UMA ÉTICA CRÍTICA CAPAZ DE DENUNCIAR SISTEMAS HEGEMÔNICOS PRODUTORES DE EXCLUSÕES E DOMINAÇÕES ANCORADA NA FACTIBILIDADE DA LIBERTAÇÃO DESSAS VÍTIMAS DO SISTEMA ECONÔMICO POLÍTICO E CULTURAL NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO DUSSEL PENSA UM SISTEMA DE ETICIDADE QUE TOMA A VIDA DAS VÍTIMAS COMO PRINCÍPIO UNIVERSAL DESTA ÉTICA NO CASO IDENTIFICO OS ESTUDANTES AUTODECLARADOS NEGROS OU PARDOS COMO AS ?VÍTIMAS? NESTE CONTEXTO DE ANÁLISE ESTA TESE CONFIRMOU QUE O SISTEMA DE COTAS RACIAIS DA UERJ/2003 PODE SER CONSIDERADO UM SISTEMA DE ETICIDADE CRÍTICO TENDO-SE OS ESTUDANTES COTISTAS COMO SUJEITOS DESSA AÇÃO COM ISSO ESPERO CONTRIBUIR COM O APRIMORAMENTO DE AÇÕES QUE POSSAM AMPLIAR AS OPORTUNIDADES DE NEGROS E PARDOS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO ENTENDENDO ESSA AMPLIAÇÃO COMO UMA EFETIVAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOCIAL POLÍTICO CULTURAL E ÉTICO DA SOCIEDADE BRASILEIRA. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1567471 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO |
pt_BR |
dc.subject |
AFRO-DESCENDENTES |
pt_BR |
dc.subject |
POLITICAS ALTERNATIVAS |
pt_BR |
dc.subject |
COTAS RACIAIS |
pt_BR |
dc.subject.other |
JOVENS NEGROS |
pt_BR |
dc.subject.other |
JOVENS NEGROS - A questão racial no ensino superior |
pt_BR |
dc.title |
A POLÍTICA DE COTAS RACIAIS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA: UM DESAFIO ÉTICO |
pt_BR |