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A POLÍTICA DE COTAS RACIAIS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA: UM DESAFIO ÉTICO

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dc.contributor.advisor CASALI, Alipio Marcio Dias pt_BR
dc.contributor.author ARBACHE, Ana Paula Ribeiro Bastos pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:31:21Z
dc.date.available 2009-03-14T18:31:21Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Doutorado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1668
dc.description PUC SP pt_BR
dc.description.abstract ESTA TESE DE DOUTORADO TEM COMO PROPÓSITO RESPONDER À PERGUNTA: EM QUE MEDIDA A EXPERIÊNCIA INAUGURAL DA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE COTAS RACIAIS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ) EM 2003 RESISTE A UMA CRÍTICA ÉTICA TENDO AS VOZES DOS ESTUDANTES COTISTAS AUTODECLARADOS NEGROS OU PARDOS COMO PROTAGONISTAS? O ESTUDO ORA EXPOSTO TEM COMO OBJETIVO APROFUNDAR TAL DISCUSSÃO COM UM OLHAR ÉTICO SOBRE A POLÍTICA CONTEMPORÂNEA DA RESERVA DE VAGAS/COTAS RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR PARA A REALIZAÇÃO DESSE PROPÓSITO A TESE APRESENTA UM ESTUDO DE CASO REALIZADO NA UERJ EM 2003 2004 E 2005 E BUSCA ANALISÁ-LO CRITICAMENTE DE UM PONTO DE VISTA DA ÉTICA DE ENRIQUE DUSSEL A PESQUISA SOBRE ESSE TEMA FEZ-ME DEBRUÇAR SOBRE A HISTÓRIA DO ENSINO SUPERIOR NO RIO DE JANEIRO PARTICULARMENTE SOBRE A TRAJETÓRIA DA UERJ TAMBÉM LEVOU-ME A ESTUDAR A POSIÇÃO HISTÓRICA DO NEGRO NO RIO DE JANEIRO E DE SEUS MOVIMENTOS E AGENDAS NA PERSPECTIVA DE RELACIONAR AS REIVINDICAÇÕES PASSADAS E AS CONQUISTAS DAS COTAS RACIAIS NA ATUALIDADE COM O INTUITO DE APROFUNDAR O ENTENDIMENTO SOBRE O ASSUNTO TAMBÉM EXAMINEI A CHEGADA E A DIFUSÃO DAS ?AÇÕES AFIRMATIVAS? NO CONTEXTO BRASILEIRO PARA DISCUTIR A POLÍTICA DE COTAS RACIAIS NA UERJ APOIEI-ME TEORICAMENTE NA ?ÉTICA DA LIBERTAÇÃO? DE DUSSEL (2002) CONSIDEREI-A UMA ÉTICA CRÍTICA CAPAZ DE DENUNCIAR SISTEMAS HEGEMÔNICOS PRODUTORES DE EXCLUSÕES E DOMINAÇÕES ANCORADA NA FACTIBILIDADE DA LIBERTAÇÃO DESSAS VÍTIMAS DO SISTEMA ECONÔMICO POLÍTICO E CULTURAL NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO DUSSEL PENSA UM SISTEMA DE ETICIDADE QUE TOMA A VIDA DAS VÍTIMAS COMO PRINCÍPIO UNIVERSAL DESTA ÉTICA NO CASO IDENTIFICO OS ESTUDANTES AUTODECLARADOS NEGROS OU PARDOS COMO AS ?VÍTIMAS? NESTE CONTEXTO DE ANÁLISE ESTA TESE CONFIRMOU QUE O SISTEMA DE COTAS RACIAIS DA UERJ/2003 PODE SER CONSIDERADO UM SISTEMA DE ETICIDADE CRÍTICO TENDO-SE OS ESTUDANTES COTISTAS COMO SUJEITOS DESSA AÇÃO COM ISSO ESPERO CONTRIBUIR COM O APRIMORAMENTO DE AÇÕES QUE POSSAM AMPLIAR AS OPORTUNIDADES DE NEGROS E PARDOS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO ENTENDENDO ESSA AMPLIAÇÃO COMO UMA EFETIVAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOCIAL POLÍTICO CULTURAL E ÉTICO DA SOCIEDADE BRASILEIRA. pt_BR
dc.format.extent 1567471 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO pt_BR
dc.subject AFRO-DESCENDENTES pt_BR
dc.subject POLITICAS ALTERNATIVAS pt_BR
dc.subject COTAS RACIAIS pt_BR
dc.subject.other JOVENS NEGROS pt_BR
dc.subject.other JOVENS NEGROS - A questão racial no ensino superior pt_BR
dc.title A POLÍTICA DE COTAS RACIAIS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA: UM DESAFIO ÉTICO pt_BR


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