Abstract:
A PRESENTE DISSERTAÇÃO TRATA DA RELAÇÃO ENTRE RELIGIOSIDADE E EDUCAÇÃO RELIGIOSA, INVESTIGANDO QUANTO PODE EXISTIR DA INFLUÊNCIA QUE UMA TERÁ SOBRE A OUTRA, E QUAIS OS POSSÍVEIS DESDOBRAMENTOS E INFLUÊNCIAS QUE PODEM ADVIR NA FORMAÇÃO DE JOVENS EDUCANDOS. FOI FEITA UMA BREVE REVISÃO DA LITERATURA, ONDE SE PROCUROU ESTUDAR AUTORES QUE DE MODO SIGNIFICATIVO ABORDARAM, OU TRATARAM, AINDA QUE INDIRETAMENTE, A QUESTÃO DA RELIGIOSIDADE E DA EDUCAÇÃO RELIGIOSA. COMO BASE HISTÓRICA DESENVOLVEMOS UM CAPÍTULO QUE TRATA SOBRE A EDUCAÇÃO E O ENSINO RELIGIOSO EM MATO GROSSO E NO BRASIL, FAZENDO RECORTES DESDE O BRASIL COLÔNIA ATÉ A IMPLANTAÇÃO DA NOVA LDB. O CAPÍTULO SEGUINTE PROCUROU TRABALHAR O CONCEITO DE IMAGINAÇÃO COMO SUPORTE DO PENSAMENTO SUBJETIVO NA FORMAÇÃO DA RELIGIOSIDADE DAS CAMADAS POPULARES. A PARTE EMPÍRICA DA PESQUISA FOI REALIZADA EM CUIABÁ E BAIXADA CUIABANA, (COMPREENDENDO AS CIDADES DE POCONÉ, CHAPADA DOS GUIMARÃES, E VÁRZEA GRANDE) CONTANDO COM QUESTIONÁRIOS FECHADOS E SEMI-ABERTOS. MESMO VIVENDO HOJE UMA PLURALIDADE DE INFLUÊNCIAS RELIGIOSAS, DIFERENTE DO CONTEXTO HISTÓRICO EM QUE O CATOLICISMO ERA RELIGIÃO OFICIAL DO ESTADO PERCEBE-SE AINDA FORTE INFLUÊNCIA DA RELIGIOSIDADE CATÓLICA. PORÉM, NAS "ENTRELINHAS" DA PESQUISA JÁ É POSSÍVEL OBSERVAR UMA FORTE TENDÊNCIA DE UMA "OUTRA" RELIGIÃO, NÃO NECESSARIAMENTE CATÓLICA, MAS TALVEZ, UMA MESCLA DE ESPIRITISMO E OUTRAS RELIGIÕES ESPIRITUALISTAS, COMO TAMBÉM UM GRANDE AVANÇO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS. PRETENDEU-SE COM ESTE TRABALHO ANALISAR A INTER-RELAÇÃO ENTRE RELIGIOSIDADE E ENSINO RELIGIOSO VOLTADO PARA A FORMAÇÃO DOS JOVENS DAS CAMADAS POPULARES, MOSTRANDO QUE ESTUDOS QUE ABORDAM ESSA TEMÁTICA SEMPRE TERÃO PROFUNDA RELEVÂNCIA.