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UM ESTUDO DO PROJETO ESCOLA DO CAMPO - CASAS FAMILIAR RURAL (1990-2002) DO ESTADO DO PARANÁ: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA COMO REFERENCIAL DE PERMANÊNCIA

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dc.contributor.advisor JACOBI, Pedro Roberto pt_BR
dc.contributor.author PASSADOR, Claudia De Souza pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:29:54Z
dc.date.available 2009-03-14T18:29:54Z
dc.date.issued 2003 pt_BR
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier Doutorado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1625
dc.description FEUSP pt_BR
dc.description.abstract O RECENTE PROCESSO BRASILEIRO DE TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA TEVE COMO MARCA INICIAL, E COMO FATOR FUNDAMENTAL DE SEU DINAMISMO, A RESTAURAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES PRÓPRIAS DO ESTADO DEMOCRÁTICO: A LIVRE ORGANIZAÇÃO DE PARTIDOS POLÍTICOS, AUTONOMIA SINDICAL, LIBERDADE DE IMPRENSA, ELEIÇÕES DIRETAS, DENTRE OUTRAS. TAIS CONQUISTAS, MESMO QUE EM ALGUNS CASOS NÃO COMPLETAS E AINDA GERANDO IMPORTANTES DESDOBRAMENTOS SOB A REORGANIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS, CONTRIBUÍRAM IMENSAMENTE PARA O FORTALECIMENTO POLÍTICO DA SOCIEDADE CIVIL. A ORGANIZAÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS DIRECIONADOS A PROMOVER UMA MAIOR INTERVENÇÃO DOS CIDADÃOS NOS PROCESSOS DE GESTÃO DA COISA PÚBLICA, MAIS ESPECIFICAMENTE NO QUE DIZ RESPEITO À UTILIZAÇÃO DOS APARELHOS E SERVIÇOS SOCIAIS, REPRESENTA A FASE POSTERIOR, NA QUAL O PAÍS SE INSERE AGORA. ESTE TRABALHO SE PROPÕE A DISCUTIR, NESTE SENTIDO, AS POTENCIALIDADES DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL QUANTO AOS REQUISITOS DE CIDADANIA PARA SUA CONSECUÇÃO E OS SEUS IMPACTOS NA ÁREA EDUCACIONAL, ESPECIFICAMENTE ATRAVÉS DA ANÁLISE DA POLÍTICA PÚBLICA DO PARANÁ DE FORMAÇÃO DE PEQUENO AGRICULTOR, CHAMADA PROJETO ESCOLA DO CAMPO. A PESQUISA BUSCA ESTIMULAR A REFLEXÃO SOBRE ESTA POLÍTICA EDUCACIONAL RELACIONADA AO CONCEITO DE CAPITAL SOCIAL, ALÉM DE APONTAR ALGUNS POSSÍVEIS INSTRUMENTOS DE MUDANÇA DENTRO DA REALIDADE DO ENSINO PARA JOVENS E ADULTOS E NA FORMULAÇÃO DE REDES. pt_BR
dc.format.extent 1048576 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO RURAL pt_BR
dc.subject PEQUENO AGRICULTOR pt_BR
dc.subject CAPITAL SOCIAL pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE RURAL pt_BR
dc.title UM ESTUDO DO PROJETO ESCOLA DO CAMPO - CASAS FAMILIAR RURAL (1990-2002) DO ESTADO DO PARANÁ: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA COMO REFERENCIAL DE PERMANÊNCIA pt_BR


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