Abstract:
O RECENTE PROCESSO BRASILEIRO DE TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA TEVE COMO MARCA INICIAL, E COMO FATOR FUNDAMENTAL DE SEU DINAMISMO, A RESTAURAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES PRÓPRIAS DO ESTADO DEMOCRÁTICO: A LIVRE ORGANIZAÇÃO DE PARTIDOS POLÍTICOS, AUTONOMIA SINDICAL, LIBERDADE DE IMPRENSA, ELEIÇÕES DIRETAS, DENTRE OUTRAS. TAIS CONQUISTAS, MESMO QUE EM ALGUNS CASOS NÃO COMPLETAS E AINDA GERANDO IMPORTANTES DESDOBRAMENTOS SOB A REORGANIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS, CONTRIBUÍRAM IMENSAMENTE PARA O FORTALECIMENTO POLÍTICO DA SOCIEDADE CIVIL. A ORGANIZAÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS DIRECIONADOS A PROMOVER UMA MAIOR INTERVENÇÃO DOS CIDADÃOS NOS PROCESSOS DE GESTÃO DA COISA PÚBLICA, MAIS ESPECIFICAMENTE NO QUE DIZ RESPEITO À UTILIZAÇÃO DOS APARELHOS E SERVIÇOS SOCIAIS, REPRESENTA A FASE POSTERIOR, NA QUAL O PAÍS SE INSERE AGORA. ESTE TRABALHO SE PROPÕE A DISCUTIR, NESTE SENTIDO, AS POTENCIALIDADES DO CAPITAL SOCIAL NO BRASIL QUANTO AOS REQUISITOS DE CIDADANIA PARA SUA CONSECUÇÃO E OS SEUS IMPACTOS NA ÁREA EDUCACIONAL, ESPECIFICAMENTE ATRAVÉS DA ANÁLISE DA POLÍTICA PÚBLICA DO PARANÁ DE FORMAÇÃO DE PEQUENO AGRICULTOR, CHAMADA PROJETO ESCOLA DO CAMPO. A PESQUISA BUSCA ESTIMULAR A REFLEXÃO SOBRE ESTA POLÍTICA EDUCACIONAL RELACIONADA AO CONCEITO DE CAPITAL SOCIAL, ALÉM DE APONTAR ALGUNS POSSÍVEIS INSTRUMENTOS DE MUDANÇA DENTRO DA REALIDADE DO ENSINO PARA JOVENS E ADULTOS E NA FORMULAÇÃO DE REDES.