Resumen:
O ESFORÇO EMPREENDIDO AO LONGO DESSE TRABALHO FOI O DE ANALISAR A CATEGORIA JOVEM RURAL NO SENTIDO DA SUA CONSTRUÇÃO COMO CATEGORIA DE PENSAMENTO, A PARTIR DE UMA LEITURA DE DISPUTA DE PERCEPÇÕES SOBRE AS RELAÇÕES DE PAIS/FILHOS E JOVENS/ADULTOS. ESSA CONSTRUÇÃO ESTÁ INFORMADA PELAS VISÕES SOBRE O MUNDO RURAL E URBANO EM QUE ESTÃOO IMERSOS: UM ASSENTAMENTO RURAL DA BAIXADA FLUMINENSE E DEMAIS ÁREAS PRÓXIMAS INTERLIGADAS POR REDES SOCIAIS. OBSERVAR A CATEGORIA JOVEM IMPLICOU PROPOR COMO CAMINHO INVESTIGATIVO UMA ANÁLISE QUE SE DEBRUÇA SOBRE AS DISPUTAS DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, NESTE UNIVERSO, ONDE, TAMBÉM SE DISPUTA, DENTRO E FORA, OS SIGNIFICADOS DE SER DA ROÇA. AS DIFERENTES CONSTRUÇÕES DO QUE É SER JOVEM, PARA ESSES INDIVÍDUOS, VARIAM NOS ESPAÇOS POR ONDE TRANSITAM, E DE ACORDO COM AS POSIÇÕES SOCIAIS QUE OCUPAM. SER JOVEM CARREGA A MARCA DA POUCA CONFIABILIDADE NA HIERARQUIA DAS RELAÇÕES FAMILIARES, AINDA QUE ASSUMA POSIÇÃO DE DESTAQUE NOS DISCURSOS SOBRE A CONTINUIDADE DO ASSENTAMENTO. OS QUE ASSIM SE IDENTIFICAM LUTAM PARA QUE PREVALEÇA OUTRAS REPRESENTAÇÕES, ACIONANDO SIGNIFICADOS E LEITURAS DISTINTAS SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE ADULTOS E JOVENS. NESTE CONTEXTO, AS PERCEPÇÕES NATIVAS SOBRE FICAR E SAIR DESSE UNIVERSO RURAL SÃO CHAVE PARA A COMPREENSÃO DAS CONSTRUÇÕES OBSERVADAS. POR SUA VEZ ESSA DISPUTA INCIDE SOBRE, E É INTERPENETRADA POR JOVEM COMO UMA CATEGORIA SOCIAL, MATERIALIZADA EM CONTEXTOS ONDE ESTA FOI OU É ACIONADA COLETIVAMENTE. NÃO SE TRATA, ASSIM, DE DESVERLARMOS A JUVENTUDE OU AINDA O/A JOVEM. E, SIM DE ATINGIRMOS, COM ESSA INCURSÃO INVESTIGATIVA, DOIS OBJETIVOS: CONTRIBUIR COM A BUSCA DE MEIOS PARA SE ANALISAR A CATEGORIA JOVEM RURAL E SUAS MÚLTIPLAS CONSTRUÇÕES. MAS TAMBÉM, TRATAR DE SERES HUMANOS COM FACE, ANSEIOS, DESEJOS, MEDOS, FELICIDADES E INFORTÚNIOS, QUE VIVEM A EXPERIÊNCIA DA VIDA COMO JOVENS , SEJA COMO AUTO-IDENTIFICAÇÃO SEJA COMO IDENTIDADE ATRIBUÍDA, SEJA, AINDA, AO SEREM EXCLUÍDOS DA PRÓPRIA CATEGORIA EM DETERMINADOS ESPAÇOS E MOMENTOS. AO MESMO TEMPO, O PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO FOI, EM SI, UM PROCESSO REFLEXIVO DE CONSTRUÇÃO E RELEITURA DE PARADIGMAS QUE A PESQUISADORA ENFRENTOU COTIDIANAMENTE E QUE ESPERO POSSA CONTRIBUIR PARA UM AMPLO DIÁLOGO SOBRE O TEMA.