Resumen:
VIVEM ATUALMENTE EM MATO GROSSO APROXIMADAMENTE 30.000 ÍNDIOS DE 38 DIFERENTES ETNIAS, EM VARIADAS SITUAÇÕES DE CONTATO COM A SOCIEDADE NACIONAL. SÃO ATENDIDOS POR DIVERSAS AGÊNCIAS GOVERNAMENTAIS E VIVEM DIFERENTES COTIDIANOS QUE CARACTERIZAM AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE AS ALDEIAS E AS CIDADES. ESTA DISSERTAÇÃO TRATA DA TRAJETÓRIA E DO COTIDIANO VIVIDO POR ESTUDANTES INDÍGENAS DO POVO PARESI QUE PROCURAM AS ESCOLAS URBANAS DE TANGARÁ DA SERRA ? MT PARA DAREM CONTINUIDADE AOS ESTUDOS INICIADOS EM SUAS ALDEIAS DE ORIGEM. A PESQUISA FOI REALIZADA POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, DO DIÁLOGO COM LIDERANÇAS INDÍGENAS LOCAIS, COM ESTUDANTES INDÍGENAS E NÃO-INDÍGENAS, COM PROFESSORES E COM FUNCIONÁRIOS DA ADMINISTRAÇÃO DE UMA ESCOLA. TEVE COMO FOCO A TENTATIVA DE IDENTIFICAR E ANALISAR AS DIFICULDADES E TENSÕES QUE A COMUNIDADE EDUCATIVA ESCOLAR ENFRENTA NO CONVÍVIO COM A DIVERSIDADE ÉTNICA CARACTERIZADA PELA PRESENÇA DE ESTUDANTES PARESI NAS ESCOLAS URBANAS. A PROCURA POR ESCOLAS URBANAS POR PARTE DOS ESTUDANTES INDÍGENAS NÃO É UM FATO NOVO, MAS REQUER UMA REFLEXÃO MAIS SISTEMÁTICA NA MEDIDA EM QUE A OFERTA DO ENSINO NAS SÉRIES INICIAIS NAS ESCOLAS DAS ALDEIAS AMPLIOU CONSIDERAVELMENTE A DEMANDA PELAS SÉRIES FINAIS NAS ESCOLAS URBANAS. OS PARESI PROCURAM AS ESCOLAS DA CIDADE EM BUSCA DE SABERES NECESSÁRIOS AO CONVÍVIO INTERCULTURAL, A UM MELHOR ENTENDIMENTO DO ?MUNDO DOS BRANCOS? E A UMA CAPACITAÇÃO PARA UMA PROFISSÃO OU AO ATENDIMENTO DOS SERVIÇOS DISPONÍVEIS NAS ALDEIAS. COMO AS ESCOLAS URBANAS DESENVOLVEM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MONOCULTURALISTAS, OS ESTUDANTES PARESI NÃO SE RECONHECEM NELAS E O SEU RENDIMENTO ESCOLAR É PREJUDICADO. É NECESSÁRIO IMPLEMENTAR NAS ESCOLAS URBANAS (E TAMBÉM NAS ESCOLAS DAS ALDEIAS) UMA POLÍTICA MULTICULTURALISTA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR QUE CONFIRA MAIOR VISIBILIDADE AOS MEMBROS DOS DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS E LHES GARANTA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA PLENA. A OFERTA DO ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO NAS ESCOLAS DAS ALDEIAS PODE SER UM IMPORTANTE PASSO PARA SUPRIR A BUSCA INDISCRIMINADA DE FORMAÇÃO NAS CIDADES.