Resumen:
ESTA INVESTIGAÇÃO SE PROPÕE A DISCUTIR OS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO VIVENCIADOS POR JOVENS POBRES NA PERIFERIA DE BELO HORIZONTE. TENDO COMO FOCO OS JOVENS INTEGRANTES DE TRÊS GRUPOS DE RAP E TRÊS DUPLAS DE FUNK, PROCURA ANALISAR AS SUAS EXPERIÊNCIAS CULTURAIS E O SENTIDO QUE TAIS PRÁTICAS ADQUIREM, NO CONJUNTO DOS PROCESSOS SOCIAIS QUE OS CONSTITUEM COMO SUJEITOS SOCIAIS. SIGNIFICA COMPREENDER COMO ELES ELABORAM AS SUAS VIVÊNCIAS EM TORNO DO ESTILO E OS SIGNIFICADOS QUE LHE ATRIBUEM, MAS TAMBÉM REVELA-OS NA SUA CONDIÇÃO DE JOVENS, PARA ALÉM DA SUA PARTICIPAÇÃO NOS GRUPOS MUSICAIS, BUSCANDO APREENDER AS RELAÇÕES QUE ESTABELECEM ENTRA ESSA EXPERIÊNCIA E A VIVÊNCIA NAS OUTRAS INSTÂNCIAS SOCIAIS EM QUE SE INSEREM, COMO A FAMÍLIA, O TRABALHO OU A ESCOLA. A INVESTIGAÇÃO APONTA QUE OS RAPPERS E OS FUNKEIROS ENCONTRAM POUCOS ESPAÇOS NAS INSTITUIÇÕES DO MUNDO ADULTO PARA CONSTRUIR REFERÊNCIAS E VALORES POR MEIO DOS QUAIS POSSAM SE CONSTRUIR COMO SUJEITOS. OS ESTILOS RAP E FUNK ASSUMEM UMA CENTRALIDADE NO VIDA DESSES SUJEITOS. POR MEIO DELES REELABORAM AS IMAGENS CORRENTES SOBRE A JUVENTUDE, CRIANDO MODOS PRÓPRIOS DE SER JOVEM, E EXPRESSAM A REIVINDICAÇÃO DO DIREITO À JUVENTUDE.