Resumen:
A PRESENTE TESE "HEAVY METAL NO RIO DE JANEIRO E DESSACRALIZAÇÃO DE SÍMBOLOS RELIGIOSOS: A MÚSICA DO DEMÔNIO NA CIDADE DE SÃO SEBASTIÃO DAS TERRAS DE VERA CRUZ" SEGUE DUAS LINHAS DE PESQUISA E APRESENTA UMA HIPÓTESE PRINCIPAL. PRIMEIRAMENTE É UMA ETNOGRAFIA SOBRE O MUNDO ARTÍSTICO DO GÊNERO MUSICAL HEAVY METAL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. EM SEGUIDA, É UMA TENTATIVA DE COMPREENSÃO DA QUESTÃO NATIVA ENCONTRADA EM CAMPO: POR QUE O HEAVY METAL, APESAR DE SUA IMPORTÂNCIA NO PANORAMA CULTURAL BRASILEIRO, É UM MUNDO ARTÍSTICO TABU DOS MAIS DISCRIMINADOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO ( E TAMBÉM AO REDOR DO MUNDO)? A HIPÓTESE PARA TAL QUESTÃO QUE BALIZA A TESE: ESSE GÊNERO MUSICAL CONVERTE SÍMBOLOS SAGRADOS DE DETERMINADAS TRADIÇÕES RELIGIOSAS, VISTOS COMO EXPRESSÃO DO DOMÍNIO ONTOLÓGICO DO MAL, TIDOS COMO DADOS, EM CONVENÇÕES ARTÍSTICAS QUESTIONADORAS E POR VEZES POSITIVADAS, TIDAS COMO CONSTRUÍDAS, PROVOCANDO A REJEIÇÃO E A INVISIBILIDADE SOCIAL DO HEAVY METAL PARA GRANDE PARTE DOS NÃO ADEPTOS DO GÊNERO.