Resumo:
A DISSERTAÇÃO TRATA DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE JUDAICA POR PARTE DE UM GRUPO DE JOVENS JUDEUS CARIOCAS DE CLASSE MÉDIA. O ESTUDO ENFATIZOU DOIS DOS PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO COM A ETNIA, OS ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE E A QUESTÃO DA MANUTENÇÃO DAS FRONTEIRAS COMUNITÁRIAS VIA CASAMENTO ENDOGÂMICO. ATÉ A ENTRADA NA FACULDADE, A IDENTIDADE JUDAICA SE EXERCE FUNDAMENTALMENTE NO INTERIOR DA COMUNIDADE JUDAICA, SEJA NA ESCOLA JUDAICA, NOS MOVIMENTOS JUVENIS OU NAS VIAGENS A ISRAEL ORGANIZADAS POR INSTITUIÇÕES SIONISTAS OU PELAS PRÓPRIAS FAMÍLIAS. NESTE MOMENTO, ESTE JOVEM TERÁ À SUA FRENTE, PELA PRIMEIRA VEZ NA MAIORIA DOS CASOS, O "OUTRO" DE FORMA CONCRETA. TERÁ DE LIDAR COM A POSSIBILIDADE DE FAZER AMIZADES E INICIAR RELACIONAMENTOS AFETIVOS COM NÃO-JUDEUS (OU NÃO-JUDIAS). TAMBÉM A PARTIR DA ENTRADA NA FACULDADE, A FALTA DE OPÇÕES NÃO-RELIGIOSAS PARA O EXERCÍCIO DA "JUDEIDADE" LEVA MUITOS DELES A FREQÜENTAR UMA SINAGOGA ORTODOXA APESAR DE NÃO SEREM RELIGIOSOS. O ESTUDO ANALISA O PORQUÊ DESTE FENÔMENO SE, APARENTEMENTE, A ORTODOXIA DESAFIA SEU ESTILO DE VIDA MODERNO. A INTENÇÃO É MOSTRAR COMO QUE, INTEGRADOS À SOCIEDADE BRASILEIRA, LEVAM À FRENTE O DIÁLOGO ENTRE TRADIÇÃO (REPRESENTADA PELO PRINCÍPIO DA MATRILINEARIDADE) E MODERNIDADE (REPRESENTADA PELA LIBERDADE DE ESCOLHA), OU SEJA, COMO ESTE DIÁLOGO SE APRESENTA, A PARTIR DA RELIGIOSIDADE, DAS RELAÇÕES DE AMIZADE E AFETIVAS, NA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE JUDAICA.