Resumen:
VÍTIMA DA EXCLUSÃO SOCIAL ATÉ MINHA ADOLESCÊNCIA, IDENTIFIQUEI-ME COMO O DRAMA DOS JOVENS MORADORES DA PERIFERIA, TAMBÉM VÍTIMAS DA MARGINALIZAÇÃO PROLONGADA, DO ABANDONO ESCOLAR, DA SEGREGAÇÃO ÉTNICA, DO DESEMPREGO, DA VIOLÊNCIA E DO CONSUMO DE DROGAS. EM SANTO ANDRÉ, ONDE SE CONCENTRA O OBJETO DESTA DISSERTAÇÃO EXISTEM DEZENAS DE GRUPOS DE JOVENS ORGANIZADOS EM TORNO DO MOVIMENTO HIP-HOP, DISPERSOS PELOS TERRITÓRIOS DA PERIFERIA. ATINGIDOS POR TODA SORTE DE VIOLÊNCIA, OS CIDADÃOS AFROBRASILEIROS A ELA RESISTEM E APELAM À CRIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMBATE À VIOLÊNCIA COM ÊNFASE À EDUCAÇÃO E À CULTURA. BUSCAM CONSCIENTIZAR SEUS ADEPTOS ATRAVÉS DO RAP, BREAK, GRAFITE E DISCOTECAGEM. O MOVIMENTO HIP-HOP APRESENTA AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS: 1) PROMOVE SOLIDARIEDADE; 2) VISA AO DESENVOLVIMENTO; 3) PREOCUPA-SE COM TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS; 4) É POUCO FORMALIZADO E HIERARQUIZADO; 5) FAVORECE A PARTICIPAÇÃO E 6) DESCENTRALIZA SUAS AÇÕES EDUCATIVO-CULTURAIS PELO TERRITÓRIO DO MUNICÍPIO. O OBJETIVO DESTA PESQUISA É APRESENTAR O MOVIMENTO HIP-HOP ENQUANTO BEM CULTURAL, QUE PRECISA SER INTRODUZIDO NAS ESCOLAS COM VISTAS A REENCANTAR A EDUCAÇÃO, POIS EDUCAÇÃO E CULTURA CONSTITUEM INTERFACES DE UM MESMO PROCESSO, O DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. ESSE MOVIMENTO QUER CONSTRUIR UMA VOZ COLETIVA E CONTRIBUIR PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA DA PERIFERIA E PARA O COMBATE À VIOLÊNCIA.