Abstract:
A PRESENTE DISSERTAÇÃO FOI DESENVOLVIDA NA ÁREA DE ENSINO, AVALIAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES , COM A CONTRIBUIÇÃO DE ESTUDOS REALIZADOS JUNTO AO GRUPO DE PESQUISA VIOLAR LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE VIOLÊNCIA, IMAGINÁRIO, PRÁTICAS SÓCIO-CULTURAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP. A PESQUISA TEVE COMO INTERESSE O ESTUDO DO HIP HOP, QUE SE CONSTITUI COMO UM MOVIMENTO SÓCIO-CULTURAL E REÚNE TRÊS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS: O RAP, O BREAK E O GRAFFITI. FORAM ABORDADOS OS CONFLITOS E AS AMBIGÜIDADES QUE PERMEIAM O HIP HOP EM SUA TRAJETÓRIA, ENTRECRUZANDO O ONTEM E O HOJE, A PARTIR DO SEU SURGIMENTO EM CAMPINAS (SP), HÁ, APROXIMADAMENTE, VINTE ANOS. AS RELAÇÕES TECIDAS ENTRE O HIP HOP E A EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE SUA CONSTRUÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS FORAM IGUALMENTE CONSIDERADAS.