Abstract:
A PESQUISA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL A INVESTIGAÇÃO DAS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECEM ENTRE ALUNOS NEGROS PERTENCENTES AO MOVIMENTO HIP HOP E A ESCOLARIZAÇÃO FORMAL. O ESTUDO VISA, A PARTIR DE UM REFERENCIAL FOUCAULTIANO, A CONSTRUÇÃO DAS FALAS, VISÕES, SENTIDOS E SIGNIFICADOS QUE JOVENS NEGROS HIP HOPPERS ATRIBUEM À ESCOLA. CARACTERIZANDO-SE COMO UM ESTUDO QUE BUSCA A INTERPOSIÇÃO ENTRE A ESCOLARIDADE FORMAL E AS PRÁTICAS CULTURAIS DOS HIP HOPPERS, ESSA DISSERTAÇÃO BUSCA CONTRIBUIR PARA A DISCUSSÃO DO HIP HOP COMO POTÊNCIA, COMO FORMA DE FAZER FUGIR AOS LUGARES ESTABELECIDOS PARA OS JOVENS POBRES, NEGROS, DE PERIFERIA. PRETENDE-SE TAMBÉM MOSTRAR COMO O HIP HOP, CULTURA MARGINAL, TEM DESENCADEADO UM JOGO DE POSIÇÕES CULTURAIS DENTRO DA ESCOLA E DESLOCADO DISPOSIÇÕES DE PODER.