Abstract:
ESTA DISSERTAÇÃO INVESTIGA A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO E SOCIAL NA CIDADE CONTEMPORÂNEA E COMO NELA SE CONFORMAM AS IDENTIDADES E SE CONSTRÓI O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO. PARA ISSO, É NECESSÁRIO QUE SE ENTENDA SEREM ESSES ESPAÇOS DA ESFERA URBANA, COMPLEXOS E TRANSITÓRIOS, E POR ISSO MESMO, REFERÊNCIAS EM CONSTANTE MUTAÇÃO. ESSA MUTAÇÃO EXIGE PROCESSAREM-SE MÚLTIPLOS CÓDIGOS PERCEPTIVOS QUE CONFORMAM O IMAGINÁRIO DE SEUS HABITANTES E AS INTER-RELAÇÕES QUE ELES ESTABELECEM COM AS ESFERAS DO URBANO. EM FUNÇÃO DISSO, NOVAS ESTRATÉGIAS COGNITIVAS DEVEM SER DESENVOLVIDAS AO SE EMPREENDER LEITURAS SOBRE A CIDADE E ACESSAR OS DADOS ESPECÍFICOS DE SEU CONTEXTO. ASSIM, CONSIDEROU-SE QUE AS MANIFESTAÇÕES DO MOVIMENTO HIP-HOP, CONFIGURANDO-SE COMO EXPRESSÕES CULTURAIS TIPICAMENTE URBANAS E CONTEMPORÂNEAS, PODEM SER ENTENDIDAS COMO UM DENTRE ESSES MUITOS DADOS ESPECÍFICOS QUE CONFORMAM E REPRESENTAM A CIDADE ATUAL. O RAP, ESTILO MUSICAL DO MOVIMENTO HIP-HOP, SERVE PARA MEDIAR O ACESSO ÀS PRINCIPAIS REFERÊNCIAS E MODOS EM TORNO DOS QUAIS SE ESTRUTURAM O COTIDIANO E IMAGINÁRIO URBANOS DE UMA PARCELA DA SOCIEDADE DA CIDADE ATUAL, PRINCIPALMENTE A DOS JOVENS POBRES MORADORES DE SUAS PERIFERIAS. PORTANTO, A FIM DE QUE SEJAM COMPREENDIDAS TAIS QUESTÕES RELATIVAS À CIDADE, ESTA PESQUISA TRABALHOU COM A ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES QUE AS MÚSICAS RAP, ESPECIFICAMENTE AQUELAS PRODUZIDAS NOS ANOS 90 DO SÉCULO XX, FAZEM DA CIDADE DE BELO HORIZONTE. ATRAVÉS DAS ANÁLISES DAS SUAS NARRATIVAS, VERIFICA-SE EM QUAIS ESFERAS E ATRAVÉS DE QUAIS ELEMENTOS SE EXPERIENCIAM E IDENTIFICAM OS ESPAÇOS SOCIAL E FÍSICO DA CIDADE CONTEMPORÂNEA E SE ELA AINDA PODE SER PENSADA COMO REFERÊNCIA SIMBÓLICA.