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CAÇADORES DE SÍMBOLOS: CULTURE JAMMING: A PUBLICIDADE E SEU DUPLO

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dc.contributor.advisor BORELLI, Silvia Helena Simoes pt_BR
dc.contributor.author RAVIER, Valéria Maria pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:28:54Z
dc.date.available 2009-03-14T18:28:54Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Doutorado pt_BR
dc.identifier ANTROPOLOGIA pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1554
dc.description BNGK pt_BR
dc.description.abstract TENSÕES INSOLÚVEIS, RESPONSÁVEIS POR UMA EXISTÊNCIA FRAGMENTADA E MÚLTIPLA, QUE TRANSCORRE EM PAISAGENS CULTURAIS PERPASSADAS POR UM CONTÍNUO ESFACELAMENTO E SEM PONTOS FIXOS, LIVRE DE QUALQUER RIGIDEZ, SÃO CARACTERÍSTICAS CADA VEZ MAIS PRESENTES NAS SUBJETIVIDADES CONTEMPORÂNEAS. ASSIM COMO O CAMPO IDENTIFICATÓRIO CARACTERIZA-SE POR ESSA PROLIFERAÇÃO DA MULTIPLICIDADE, O CONSUMO TORNA-SE EXPRESSÃO DE MILHARES DE DESEJOS DIFERENTES E MUTÁVEIS, ORGANIZADOS EM TORNO DE SÍMBOLOS QUE SÃO PRODUZIDOS PELAS GRANDES CORPORAÇÕES. A INEFICÁCIA DE CATEGORIAS ANALÍTICAS TRADICIONAIS, COMO A DE CLASSE SOCIAL, ABRE ESPAÇO PARA OUTRAS, COMO A DE JUVENTUDE, DEFINIDAS EM FUNÇÃO DE CARACTERÍSTICAS MENOS TANGÍVEIS. ENTRE OS SUJEITOS CUJAS IDENTIDADES SÃO CONSTRUÍDAS A PARTIR DE TRAÇOS MAIS SUTIS, QUESTIONAMENTOS COMO AQUELES RELATIVOS AOS DIREITOS, QUE ERAM PRÓPRIOS DOS CIDADÃOS, SÃO RESPONDIDOS MAIS PELO CONSUMO PRIVADO DE BENS E MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA DO QUE PELO EXERCÍCIO DE REGRAS ABSTRATAS OU PELA PARTICIPAÇÃO EM INSTITUIÇÕES TRADICIONAIS, COMO PARTIDOS POLÍTICOS E SINDICATOS. NA LINHA DA NÃO INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, A CULTURE JAMMING REPRESENTA UMA IMPORTANTE E CRIATIVA FORMA DE RESISTÊNCIA ÀS MENSAGENS CORPORATIVAS. APESAR DE PROPOR DIVERSOS TIPOS DE AÇÃO, SUA PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É A SUBVERSÃO DE SIGNIFICADO, ATRAVÉS DA PARÓDIA, DE PEÇAS PUBLICITÁRIAS PROPOSTAS PELAS GRANDES EMPRESAS E VEICULADAS PELA MÍDIA HEGEMÔNICA. TRANSGRESSORES SAGAZES E ATUAIS, ELES TROCAM AS ARMAS POR UMA BEM-HUMORADA INTERFERÊNCIA CULTURAL NA MÍDIA, INTERNET, PUBLICIDADE E PRODUTOS DE CONSUMO. ATRAVÉS DA PROPOSTA DE DEMOCRATIZAR A MÍDIA PELA DESCONSTRUÇÃO DE UM DISCURSO HEGEMÔNICO E INSTITUCIONALIZADO, OS JAMMERS COLOCAM-SE COMO MEDIADORES NA MEDIDA EM QUE, REIVINDICANDO O DIREITO À COMUNICAÇÃO, ASSUMEM A TAREFA DE AMPLIAR O ACESSO À CIDADANIA PARA UM GRANDE NÚMERO DE CONSUMIDORES CUJAS VOZES SÃO COTIDIANAMENTE ABAFADAS PELO RUGIR DAS GRANDES CORPORAÇÕES. " pt_BR
dc.format.extent 2096650 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO pt_BR
dc.subject CULTURA JUVENIL pt_BR
dc.subject CONSUMO pt_BR
dc.subject PUBLICIDADE pt_BR
dc.subject.other GRUPOS JUVENIS pt_BR
dc.subject.other GRUPOS JUVENIS - culturas e identidades juvenis no espaço urbano pt_BR
dc.title CAÇADORES DE SÍMBOLOS: CULTURE JAMMING: A PUBLICIDADE E SEU DUPLO pt_BR


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