Abstract:
TENSÕES INSOLÚVEIS, RESPONSÁVEIS POR UMA EXISTÊNCIA FRAGMENTADA E MÚLTIPLA, QUE TRANSCORRE EM PAISAGENS CULTURAIS PERPASSADAS POR UM CONTÍNUO ESFACELAMENTO E SEM PONTOS FIXOS, LIVRE DE QUALQUER RIGIDEZ, SÃO CARACTERÍSTICAS CADA VEZ MAIS PRESENTES NAS SUBJETIVIDADES CONTEMPORÂNEAS. ASSIM COMO O CAMPO IDENTIFICATÓRIO CARACTERIZA-SE POR ESSA PROLIFERAÇÃO DA MULTIPLICIDADE, O CONSUMO TORNA-SE EXPRESSÃO DE MILHARES DE DESEJOS DIFERENTES E MUTÁVEIS, ORGANIZADOS EM TORNO DE SÍMBOLOS QUE SÃO PRODUZIDOS PELAS GRANDES CORPORAÇÕES. A INEFICÁCIA DE CATEGORIAS ANALÍTICAS TRADICIONAIS, COMO A DE CLASSE SOCIAL, ABRE ESPAÇO PARA OUTRAS, COMO A DE JUVENTUDE, DEFINIDAS EM FUNÇÃO DE CARACTERÍSTICAS MENOS TANGÍVEIS. ENTRE OS SUJEITOS CUJAS IDENTIDADES SÃO CONSTRUÍDAS A PARTIR DE TRAÇOS MAIS SUTIS, QUESTIONAMENTOS COMO AQUELES RELATIVOS AOS DIREITOS, QUE ERAM PRÓPRIOS DOS CIDADÃOS, SÃO RESPONDIDOS MAIS PELO CONSUMO PRIVADO DE BENS E MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA DO QUE PELO EXERCÍCIO DE REGRAS ABSTRATAS OU PELA PARTICIPAÇÃO EM INSTITUIÇÕES TRADICIONAIS, COMO PARTIDOS POLÍTICOS E SINDICATOS. NA LINHA DA NÃO INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, A CULTURE JAMMING REPRESENTA UMA IMPORTANTE E CRIATIVA FORMA DE RESISTÊNCIA ÀS MENSAGENS CORPORATIVAS. APESAR DE PROPOR DIVERSOS TIPOS DE AÇÃO, SUA PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É A SUBVERSÃO DE SIGNIFICADO, ATRAVÉS DA PARÓDIA, DE PEÇAS PUBLICITÁRIAS PROPOSTAS PELAS GRANDES EMPRESAS E VEICULADAS PELA MÍDIA HEGEMÔNICA. TRANSGRESSORES SAGAZES E ATUAIS, ELES TROCAM AS ARMAS POR UMA BEM-HUMORADA INTERFERÊNCIA CULTURAL NA MÍDIA, INTERNET, PUBLICIDADE E PRODUTOS DE CONSUMO. ATRAVÉS DA PROPOSTA DE DEMOCRATIZAR A MÍDIA PELA DESCONSTRUÇÃO DE UM DISCURSO HEGEMÔNICO E INSTITUCIONALIZADO, OS JAMMERS COLOCAM-SE COMO MEDIADORES NA MEDIDA EM QUE, REIVINDICANDO O DIREITO À COMUNICAÇÃO, ASSUMEM A TAREFA DE AMPLIAR O ACESSO À CIDADANIA PARA UM GRANDE NÚMERO DE CONSUMIDORES CUJAS VOZES SÃO COTIDIANAMENTE ABAFADAS PELO RUGIR DAS GRANDES CORPORAÇÕES. "