Resumen:
VALENDO-ME PRINCIPALMENTE DAS TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA, FAÇO UM ESTUDO DA CULTURA RAVE A PARTIR DE UMA ETNOGRAFIA NA CIDADE DE PORTO ALEGRE. REALIZO ESTA PESQUISA PELA INSERÇÃO ENTRE DOIS GRUPOS DISTINTOS QUE COMPÕEM ESTA CENA URBANA, O DE FREQÜENTADORES E O DE PRODUTORES MUSICAIS. TENCIONO TRAÇAR UM QUADRO DESTA FORMA DE SOCIABILIDADE CONTEMPORÂNEA DA QUAL PARTICIPAM, PELO MENOS EM PORTO ALEGRE, QUASE QUE EXCLUSIVAMENTE JOVENS DE CLASSE MÉDIA. FOCALIZO COMO TEMA A RELAÇÃO ENTRE A CRIAÇÃO, A DIFUSÃO/CIRCULAÇÃO E A RECEPÇÃO DA MÚSICA ELETRÔNICA E DA CULTURA RAVE NO MEIO JOVEM ENQUANTO CONSTITUIDORA DE PRÁTICAS CULTURAIS E IDENTITÁRIAS MEDIADAS PRINCIPALMENTE PELOS RECURSOS TECNOLÓGICOS E MIDIÁTICOS. PROCURO DAR ESPECIAL ATENÇÃO À DIMENSÃO RITUAL-PERFORMÁTICA E EXPERIENCIAL DO RAVE, BUSCANDO APREENDER OS CÓDIGOS QUE ORIENTAM AS PRÁTICAS CULTURAIS E ESTÉTICAS DOS ATORES ENVOLVIDOS. A PROPOSTA CENTRAL DESTE TRABALHO É INVESTIGAR COMO OS JOVENS PORTOALEGRENSES EXPERIENCIAM A CULTURA RAVE E NO QUE CONSISTE A EXPERIÊNCIA RAVE PARA ELES, PROCURANDO INTERPRETAR COMO ARTICULAM O QUE CONHECEM SOBRE O MUNDO RAVE INTERNACIONAL/GLOBAL COM AS SUAS PRÁTICAS CULTURAIS LOCAIS.