Resumen:
ESTA DISSERTAÇÃO TEM COMO OBJETIVO REVELAR UMA CULTURA JUVENIL MUITO ESPECÍFICA, A RPGÍSTICA, BUSCANDO ACOMPANHAR AS TRAJETÓRIAS E PRÁTICAS DE UM GRUPO DE JOGADORES DE ROLEPLAYING GAMES-RPG, NORTEADA POR VALORES, SIGNOS E LINGUAGENS QUE OS CONSTITUI. PROCUREI ME DETER EM DOIS ASPECTOS CENTRAIS: O PRIMEIRO CORRESPONDE A COMO SÃO ELABORADAS AS REDES DE SOCIABILIDADE DOS JOVENS RPGISTAS. O SEGUNDO, VINCULA-SE À ANÁLISE DO IMAGINÁRIO DOS JOGADORES, E A INFLUÊNCIA QUE OS MITOS E OS HERÓIS OCUPAM NESTE CENÁRIO. PARA TANTO, TORNOU-SE PRIMORDIAL A CRIAÇÃO DE UMA METODOLOGIA MUITO PRÓPRIA, FEITA ARTESANALMENTE, DURANTE OS QUASE DOIS ANOS DE INSERÇÃO NO CAMPO. COMPREENDI QUE O RPG É UM FENÔMENO EMINENTEMENTE URBANO, QUE AGREGA JOVENS QUE SOMAM À ANTIGA PRÁTICA DE CONTAR ESTÓRIAS, TÃO DIFUNDIDA EM TODA A REGIÃO NORDESTE, ELEMENTOS DAS LITERATURAS ANTIGAS E DE CULTURAS MILENARES, MIXADAS A HISTÓRIA EM QUADRINHOS, MANGÁS E FILMES EM GERAL, REDEFININDO ASSIM, DE MANEIRA AUTORAL, UMA NARRATIVA PRÓPRIA.