Abstract:
O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO EXAMINAR A FORMAS COMO JOVENS POBRES MORADORES D CIDADE DO RIO DE JANEIRO SE INSEREM DENTRO DA CULTURA FUNK. PARTIREMOS DO PRESSUPOSTO DE QUE MANIFESTAÇÕES COMO O FUNK TEM CONTRIBUÍDO PARA EVIDENCIAR O INTENSO PROCESSO DE FRAGMENTAÇÃO QUE VEM MARCANDO A DINÂMICA SOCIOCULTURAL CONTEMPORÂNEA. A REAL INTERPRETAÇÃO DA CULTURA FUNK, PODE SER CONSIDERADA COMO UMA FORMA DE EXPRESSÃO DA REALIDADE COTIDIANA DE SEUS ATORES, OS EXCLUÍDOS SOCIAIS, OU SEJA, AQUELES QUE FORAM ESQUECIDOS E BANALIZADOS PELA SOCIEDADE, E ENCONTRARAM NA MÚSICA, MESMO QUE DE FORMA IRÔNICA, UMA MANEIRA DE DEMONSTRAR SUA CONDIÇÃO SOCIAL, SEJA DE FORMA AGRESSIVA OU ATRAVÉS DA EXACERBAÇÃO DA SEXUALIDADE. O ENTENDIMENTO DESTE PROCESSO SE FARÁ MEDIANTE A ANÁLISE DAS LETRAS DA DÉCADA DE 1990 DESTE MOVIMENTO. CABE TAMBÉM LEMBRAR QUE ESTE RITMO MUSICAL É DE ORIGEM NEGRA E TEVE COMO BASE INICIAL A MANIFESTAÇÃO POLÍTICA, CONHECIDA COMO ORGULHO NEGRO. SABEMOS QUE ATUALMENTE NO RIO DE JANEIRO, APESAR DE TER PERDIDO O CARÁTER POLÍTICO, O FUNK É RECONHECIDO COMO MÚSICA DE NEGROS E PRINCIPALMENTE DE PESSOAS POBRES.