Abstract:
ESTE TRABALHO É UMA ANÁLISE DE UM PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL, CHAMADO SERVIÇO CIVIL VOLUNTÁRIO CUJA PROPOSTA ESTEVE VOLTADA PARA JOVENS EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL, COM OBJETIVO DE INTEGRÁ-LOS NA SOCIEDADE MEDIANTE A PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS POR MEIO DA ESCOLARIZAÇÃO, QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E DA FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA ATRAVÉS DE AULAS EXPOSITIVAS E TRABALHO VOLUNTÁRIO. O DESENVOLVIMENTO DESTE TEMA DÁ-SE PELA DISCUSSÃO ACERCA DE TEORIAS SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE, POLÍTICAS PÚBLICAS EM GERAL E A TEMÁTICA DA JUVENTUDE ATUAL, DÁ-SE ATRAVÉS DA ANÁLISE DE DOCUMENTOS PERTINENTES AO PROGRAMA E TAMBÉM PELOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA REALIZADA COM OS JOVENS QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA NO MUNICÍPIO DE LONDRINA, NO ANO 2000, PROCURANDO-SE DISCUTIR SOBRETUDO COMO A JUVENTUDE TEM SIDO CONCEBIDA PELAS INICIATIVAS PÚBLICAS EM PROGRAMAS DE INCLUSÃO SOCIAL. ESTA PESQUISA BUSCOU COMPREENDER O QUE EFETIVAMENTE O PROGRAMA PRODUZIU E DE QUE MODO A MATERIALIZAÇÃO DESTA PRÁTICA SOCIAL PÔDE OU NÃO REPRESENTAR MUDANÇAS NA VIDA DOS JOVENS POBRES.